sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Corações Feridos - Louisa Reid




Sinopse:

Hephzibah e Rebecca são irmãs gêmeas, mas muito diferentes. Enquanto Hephzi é linda e voluntariosa, Reb sofre da Síndrome de Treacher Collins — que deformou enormemente seu rosto — e é mais cuidadosa. Apesar de suas diferenças, as garotas são como quaisquer irmãs: implicam uma com a outra, mas se amam e se defendem. E também guardam um segredo terrível como só irmãos conseguem guardar. Um segredo que esconde o que acontece quando seu pai, um religioso fanático, tranca a porta de casa. No entanto, quando a ousada Hephzibah começa a vislumbrar a possibilidade de escapar da opressão em que vive, os segredos que rondam sua família cobram-lhe um preço alto: seu trágico fim. E só Rebecca, que esteve o tempo todo ao lado da irmã, sabe a verdadeira causa de sua morte... Hephzi sonhara escapar, mas falhara. Será que Rebecca poderia encontrar, finalmente, a liberdade?


Minha Opinião:

Uma leitura "soco no estômago".

Corações Feridos, escrito por Louisa Reid, é uma leitura com impacto forte e que mexe com as emoções até do leitor mais duro.

Rebecca e Hephzibah cresceram numa casa repleta de segredos; ninguém sabia o que acontecia com elas, todos os maus-tratos que passaram e todas as negligências que sofriam. Elas estudavam em casa - só começaram a frequentar a escola com 16 anos - não tinham amigos e só saiam de vez em quando para comprar mantimentos. Até que finalmente a Hephzi consegue fazer elas irem à escola. Só que o que era pra ser um progresso, um passo em direção à liberdade, acaba por se revelar algo muito mais grave que vai complicar muito mais as vidas das meninas e desencadear consequências terríveis.

Esse é um daqueles livros dos quais é complicado escrever uma resenha porque você não pode contar muito da história senão estraga a surpresa e as revelações perdem todo o impacto inicial que devem ter. Além disso, é muito difícil encontrar palavras para descrever um livro que mexe tanto com a gente, algumas coisas só são entendidas ao se sentir a mesma emoção e palavras se tornam irrelevantes.
Por isso, não vou entrar em maiores detalhes sobre a trama mas vou comentar sobre o livro de uma forma geral.

Então, tenho que dizer que achei interessantíssima a estrutura de narrativa usada pela autora: o livro não tem capítulos. É dividido entre partes alternadas narradas pela Rebecca e outras pela Hephzi na maior parte dele, e isso é genial porque "vemos" os pontos de vista das duas sobre as vidas delas, sobre a casa, sobre os pais, sobre a escola, o mundo em si, e o que eu achei mais interessante: sobre como elas mesmas se veem e como veem uma a outra - esse último quesito é o que mais me chamou a atenção porque mesmo sendo gêmeas, crescendo juntas e se conhecendo tão bem, elas se equivocam sobre a visão que uma tem da outra e sobre o que cada uma acha da vida, das ações da outra e às vezes até dos seus sentimentos em relação à tudo. Claro que não erram sempre, afinal elas sempre viveram juntas, mas existem muitas noções equivocadas sim, por isso que é tão fascinante "sair" da cabeça de uma para "entrar" na da outra e assim por diante e perceber essas diferenças, o que faz com que o leitor muitas vezes tenha acesso a dois ângulos de visão - bem diferentes, por sinal - sobre um mesmo acontecimento da trama.

Corações Feridos, mexeu profundamente com minhas emoções, entrou para a categoria dos melhores livros do ano. É um livro sombrio que trata de temas difíceis, polêmicos e indigestos. Por isso, a expressão que eu usei no começo dessa resenha: "livro soco no estômago" é como eu classifico livros assim, de difícil leitura, que te tiram o ar de repente e te atordoam, te deixam desorientado, perdido, por isso que o ideal é se ler em um momento emocionalmente propício, em que não se esteja deprimido nem com mau humor (livros como Cuco, por exemplo), mas que compensam por te fazer sentir essa mistura maravilhosa de emoções e te fazem refletir sobre a vida.
Perfeito, perfeito! Simplesmente maravilhoso!!!

Um comentário:

  1. Essa trama já tinha despertado minha curiosidade desde que li a sua sinopse!

    Te espero lá no meu cantinho, =D
    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, deixe seu comentário que irei adorar ler!

Não são permitidos spams ou comentários ofensivos de qualquer tipo, os últimos serão excluídos sem hesitação. Respeito todo mundo gosta, né? :)

No mais ficarei feliz em (assim que possível) responder qualquer dúvida aqui nos comentários.

Bjs,
Rafaela