terça-feira, 3 de dezembro de 2013
Rose na tempestade - Jon Katz
Sinopse:
No meio de uma terrível nevasca, a cadelinha Rose insiste em dar conta de seu trabalho como pastora enquanto nos deixa a par de suas curiosas reflexões: onde está Katie, que ela nunca mais viu, embora seja capaz de sentir sua presença em todo lugar? Quem será aquele cachorro selvagem que parece seu amigo? Por que Carol, a mula, fica parada mesmo debaixo de toda a neve que cai? E onde foi parar Sam, que sumiu depois daquele barulho todo? Mas Rose não tem muito tempo para suas reflexões divertidas — e às vezes bem corretas. Agora ela deve voltar sua atenção para uma coisa muito mais séria: correr atrás de Sam, tentar encontrá-lo e, quem sabe, salvá-lo. No entanto, alguns perigos podem ser intransponíveis para uma cachorrinha...
Minha Opinião:
Rose na Tempestade, escrito por Jon Katz, um autor especializado em escrever livros sobre o comportamento animal tanto em ficção quanto em não-ficção, é um drama muito tocante mas ao mesmo tempo muito otimista que mostra a luta da cachorrinha Rose para tentar salvar a fazenda e seu dono Sam de uma terrível tempestade de neve que com sua força destrutiva, coloca todos em risco.
Esse livro é um daqueles dos quais você lembra por um bom tempo depois de ler por causa da beleza da história e pelos lindos sentimentos que ela desperta em você. Rose é um exemplo do amor, lealdade, senso de dever e abnegação que os cães de estimação têm em sua natureza. Sobre esse tipo de livro não se pode comentar muito sobre a história porque senão estraga todas as surpresas e reviravoltas que ela possui. É uma trama tão real, tão palpável, que não tem como não se sentir cheio de emoções conflitantes. Rose na tempestade é a prova de que um livro de ficção não precisa necessariamente de um romance no meio para que seja envolvente e emocionante.
Admito que cheguei a chorar lendo um trecho em que não aguentei mais segurar a emoção que vinha tentando controlar durante todo o livro mas que no final se mostrou impossível, o amor e a responsabilidade que a Rose sente ao ponto de arriscar a própria vida para proteger o Sam e os outros animais da fazenda mesmo enfrentando tantas adversidades e perigos, a coragem e força dela é algo assombroso e o jeito interessante como a narrativa é escrita, além de emocionar, ajuda ao leitor a tentar entender um pouco como funciona a cabeça de um cão domesticado e toda a fidelidade que eles possuem para com o dono. Um livro lindíssimo e perfeito para quem ama os animais, principalmente os cachorros. Nota mil!
Um comentário:
Olá, deixe seu comentário que irei adorar ler!
Não são permitidos spams ou comentários ofensivos de qualquer tipo, os últimos serão excluídos sem hesitação. Respeito todo mundo gosta, né? :)
No mais ficarei feliz em (assim que possível) responder qualquer dúvida aqui nos comentários.
Bjs,
Rafaela
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Essa capa é muito fofa. Eu estava meio em dúvida por ser pelo ponto de vista da Rose, mas vi que pode ser uma mega inovação. Estou curiosa com a trama, e adoro quando animais e humanos têm um amor tão forte que fazem tudo uns pelos outros.
ResponderExcluir