quarta-feira, 17 de abril de 2013

Um Porto Seguro - Nicholas Sparks





Sinopse:

Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a dois relacionamentos relutantes: um com Alex, o viúvo com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, o outro com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.


Minha Opinião:

Uma leitura super inusitada de Nicholas Sparks!

Um Porto Seguro de Nicholas Sparks foi uma grata surpresa, uma leitura, de certa forma, bem inesperada, porque foi bastante diferente de tudo do Nicholas Sparks que eu já li até hoje; neste livro, Sparks mudou o jeito de abordar o amor; nada de grandes dramas envolvendo doença ou a morte de um dos protagonistas, eles não são separados abrupta e precocemente por algo assim tão irreversível e devo confessar que, para mim, isso foi um alívio porque antes de lê-lo eu já estava com medo de ser um daqueles dramalhões dele que me fizessem chorar litros e ficar desidratada rsrs.

Katie chega a Southport fugindo de um passado que ainda a assombra; um ex-marido violento, dominador e obcecado que fazia da sua vida um inferno, e ao chegar a essa cidadezinha que, para ela, é o verdadeiro paraíso, cheio de paz, ela ganha uma amiga e conhece o viúvo Alex, um homem que é o completo oposto do seu ex-marido e que fará Katie finalmente descobrir o que é o amor de verdade, mas como na vida nem tudo são flores, ela vai descobrir da maneira mais difícil, que o passado muitas vezes se recusa a ficar no passado e pode se tornar seu pior inimigo.

Como me agrada muito personagens determinadas e corajosas, gostei muito da força de caráter da Katie, dela ser tão forte e mesmo sofrendo não se deixar aprisionar pelo medo, dela conseguir, mesmo com tanto esforço, se livrar das amarras de um relacionamento abusivo e conseguir recomeçar do zero em um novo lugar. A postura de coragem da personagem é um ótimo exemplo e muito admirável.
O Alex é um personagem maravilhoso, um homem digno, um pai exemplar e um homem apaixonado que vai apoiar e fazer tudo o que puder para ajudar a mulher que ama. Amei o Alex, a personalidade dele é apaixonante! ♥

Eu acho que esse foi o livro do Nicholas Sparks que eu li mais rápido, apesar dele ser relativamente grande (414 páginas) e com certeza foi o que mais me "prendeu" a atenção até o fim, fiquei eletrizada até a última página. Adorei o suspensezinho, acho que posso chamar assim, e a forma que o Nicholas abordou a loucura - porque o que esse homem sentia era algo doentio - do Kevin, o ex-marido. A escrita do autor nesse livro está muito madura e eu gostei muito do tom sombrio que ele deu à trama, e da maneira responsável, séria e pertinente que ele tratou o tema. Muito bom mesmo! Todas as emoções e sentimentos na dosagem certa durante toda a história, grande livro.

Ah sim, antes que eu me esqueça! O livro virou filme (como outros livros do Sparks também já viraram).
Por isso, a Editora Novo Conceito lançou há um tempinho uma nova edição com a capa do poster do filme, eis a capa movie tie-in abaixo:





3 comentários:

  1. Eu estou muito curiosa para ler esse livro. Ainda não li nada do Sparks mas minha próxima leitura é Querido John. Eu amo romances, principalmente os clichês e tenho certeza que o Nicholas irá se tornar meu autor favorito! hehe
    Estou louca para ler Um porto seguro e para assistir ao filme também, a história parece ser muito legal =)
    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro livro que li de Nicolas Sparks foi queriro john, é muito envolvente, porem chorei muito, caracteristica do N.Sparks, e nem sempre tem aquele final feliz q esperamos, mas muito comovente, amei A ultima música, tem um apelo dramático, tem morte, porNicolas Sparks, me faz refletir que nem sempre teremos um final feliz, mas que a tragetória vale apena.
      Recomendo, porem prepara as lágrimas

      Excluir
  2. Olha, está aí um livro do Sparks que eu até leria. Isso porque só li um do autor (Um Amor Para Recordar) e não curti, apesar de gostar do filme. Achei o drama forçado e, imagina, nem consegui me emocionar nem nada. Achei meio "bobo", superficial. Mas sua resenha me atraiu logo no início, quando fala que o autor aborda o amor de forma diferente dos outros livros dele. Isso já é meio caminho andado para que eu goste dessa leitura!

    Bjs, Livro Lab

    ResponderExcluir

Olá, deixe seu comentário que irei adorar ler!

Não são permitidos spams ou comentários ofensivos de qualquer tipo, os últimos serão excluídos sem hesitação. Respeito todo mundo gosta, né? :)

No mais ficarei feliz em (assim que possível) responder qualquer dúvida aqui nos comentários.

Bjs,
Rafaela