sexta-feira, 6 de julho de 2012

O sonho de Eva - Chico Anes



Sinopse:

Dra. Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme. Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.

Minha Opinião:

Em O sonho de Eva, o primeiro livro do escritor Chico Anes, somos apresentados a história de Eva, uma renomada psicóloga conhecida por seus polêmicos estudos em relação ao subconsciente e a revolucionária teoria dos sonhos lúcidos, a qual foi criada inicialmente por seu pai e mais aprofundada por Eva e sua irmã Anna, vítima de uma morte completamente suspeita, o que leva Eva, junto ao desaparecimento do seu filho, a trabalhar para a organização que ela acredita ser a única responsável por tais tragédias e por consequência, o único lugar onde ela pode achar alguém que lhe dê as respostas que precisa, nem que para isso, tenha que arriscar perder a vida ou a sanidade no processo.

O livro trata bastante, com termos bem completos, da questão da influência da psique na vida de cada um e como uma mente doentia, com os poderes certos (dinheiro, poder, fama, status) mas voltados para o "lado negro da força", podem destruir muitas e muitas vidas, entre outras coisas. Acredito que a trama também fala bastante sobre controle ou a falta dele, como tudo isso pode ser uma ilusão.
Além do que acho que seja uma grande distopia, que se passa no presente, sobre sonhos.
Tenho que reconhecer que o começo foi um tanto quanto confuso por causa dos termos científicos e psicológicos presentes na narrativa, mas depois que você se acostuma e o livro pega um certo ritmo, que vai aumentando com o decorrer da história, você vai se empolgando e fica "enganchada" na história até o grande final.
Bem bacana.

3 comentários:

  1. Louca para ler, espero que não demore a chegar o meu.
    Amei essa capa... e cada resenha me anima mais... daí não resisti e troquei lá no skoob. =)
    Quando ler eu comento!!! Mas eu gosto quando abordam sonhos.. essa ideia de jogar dormindo é bem maluca, mas com certeza um sonho de consumo dos viciados em game... eu não jogaria.... preciso dormir senão fico insuportável o dia inteiro.
    Dá para imaginar que o dono da Yume não é boa coisa... seuqestrar uma criança é completa falta de coragem...

    ResponderExcluir
  2. Estou participando de vários sorteios para ganhar este livro, quero muito ler, porque a cada resenha que leio vejo que quem leu gostou muito. Pelo jeito é o tipo de leitura que não decepciona o leitor.

    Editoras e Livros

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do tema abordado e com certeza queroler.

    bom final de semana :)

    ResponderExcluir

Olá, deixe seu comentário que irei adorar ler!

Não são permitidos spams ou comentários ofensivos de qualquer tipo, os últimos serão excluídos sem hesitação. Respeito todo mundo gosta, né? :)

No mais ficarei feliz em (assim que possível) responder qualquer dúvida aqui nos comentários.

Bjs,
Rafaela