terça-feira, 3 de julho de 2012
O Guarani - José de Alencar
Sinopse:
José de Alencar, um dos grandes patriarcas da literatura brasileira, pelo volume e mensagem de sua obra, deu à ficção produzida no século XIX, um tratamento monumental. Escritor romântico, enfocou os mais importantes aspectos da nossa realidade: o índio e o branco; a cidade e o campo; o sertão e o litoral. A presente obra, que lhe granjeou popularidade ao ser lançado em folhetim, era lido avidamente, até nas ruas, à luz dos lampiões. O romance conta a história de amor entre o índio Peri e a moça branca Ceci, tendo como cenário o Brasil do século XVII.
Minha Opinião:
O Guarani é o primeiro romance da fase Indianista de José de Alencar, fase esta que tinha o intuito de valorizar as belezas naturais do Brasil, incentivar o patriotismo e enfatizar a figura do povo brasileiro, através da presença de nações indígenas como protagonistas de seus livros.
Nesse caso, o personagem principal é Peri, um índio Guarani, chefe e guerreiro da tribo Goitacá e é o grande herói da estória, louco de amor e adoração pela filha de um fidalgo português, chamada Cecília.
Peri é bravo, forte, bondoso e completamente nobre e enfrenta inimigos conhecidos e desconhecidos, próximos e distantes, para defender a vida e a pureza de Cecília até as últimas consequências.
O que eu mais gostei no livro foi do Peri, ele é mesmo muito corajoso, muito inteligente, justo, leal e sua devoção pela Cecília é muito pura, bonito de se ler. Outra coisa que eu adorei foram os momentos de ação, disputas, confrontos e aventuras, simplesmente demais o final épico. A curtíssima (infelizmente) história de amor entre a Isabel (irmã bastarda da Cecília) e o Álvaro (um jovem fidalgo e herói que trabalhava para o pai de Cecília), que é responsável pelos trechos mais lindos, tristes e românticos do livro, é totalmente emocionante e lindíssima, pena que seja tão rápida e que termine daquele jeito, me deu uma tristeza danada. Só isso que tenho a lamentar sobre o livro. :(
O volume é comprido, com uma obra densa, alguns podem até considerá-lo chato por isso, mas em minha opinião é um épico clássico excelente Made in Brazil.
Indico para quem gosta de grandes épicos.
Se quer saber mais sobre esta obra, você pode ler uma frase dele, (que é a minha favorita do livro), clicando aqui.
Ou ler um trecho do livro, (que também é o meu trecho favorito), e que eu já publiquei aqui no blog, (atenção é um MEGA spoiler sobre o que acontece com Isabel e Álvaro, o final trágico a que me referi acima na resenha,) clicando aqui.
E, se quiser, você pode ler a minha resenha sobre Iracema, outro livro da fase Indianista de José de Alencar, clicando aqui.
3 comentários:
Olá, deixe seu comentário que irei adorar ler!
Não são permitidos spams ou comentários ofensivos de qualquer tipo, os últimos serão excluídos sem hesitação. Respeito todo mundo gosta, né? :)
No mais ficarei feliz em (assim que possível) responder qualquer dúvida aqui nos comentários.
Bjs,
Rafaela
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Eu não li o Guarani, mas pelos trechos que já li, imagino que gostaria bastante. O tema é interessante e José de Alencar sabia e como cativar os leitores!!! =)
ResponderExcluirÓtima indicação!!! =)
Oi eu adoro o seu blog e sigo ele adoraria que vc me ajudasse também Meu sonho e ter um blog de sucesso feito o seu http://likegirlbr.blogspot.com.br/
ResponderExcluirEu LI Iracema e Senhora de José de Alencar e é extraordinário
O Guarani é um dos poucos livros do Alencar que eu gostei. Diferentemente de você, Peri (e Ceci) foi justamente o que eu não gostei (achava os dois uns chatos, rs!). Adorava a parte do Alvaro e da Isabel! Tão lindo!
ResponderExcluirBjos!