![]() |
Essa não é a capa do meu livro, mas tá valendo! kkkkkk |
Sinopse:
(nem essa é a sinopse do meu livro, mas também tá valendo. rsrs)
A virgem tabajara Iracema apaixonou-se por Martim, um colonizador português. Entre guerras e conflitos, ciúmes e disputa de poder, a história desse amor proibido tem como pano de fundo a cultura indígena, com seus deuses e mitos, a miscigenação do branco com o índio e o surgimento de um novo país numa terra fértil.
Minha Opinião:
Iracema é um dos livros da fase Indianista, criada por José de Alencar, mais conhecidos e comentados.
è um livro relativamente curto, os capítulos são curtos, é uma leitura mais rápida, (o que nesse caso é bom), mas é uma história super marcante. Uma história de amor triste, (e talvez também por isso), tão marcante.
Iracema e Martim vivem uma paixão proibida e um encantamento fulminante daqueles que cegam, porém, com consequências infelizes para todos, inclusive a família e a tribo dela.
José de Alencar faz uma linda homenagem à sua terra natal, o ceará, ao escrever esse lindo romance com um maravilhoso fundo histórico inspirado na lenda/história da criação do Estado do Ceará.
Uma das características principais do jeito próprio de escrever de José de Alencar, está presente também em Iracema: o uso de imagens através da escrita.
Sempre amei isso nas obras dele, e em Iracema além das imagens ele usa muito também de comparação nas falas indígenas e no texto.
Ex1:
(...) - o mel dos lábios de Iracema é como o favo que a abelha fabrica no tronco da guabiroba: tem doçura o veneno.
A virgem dos olhos azuis e dos cabelos do sol guarda para seu guerreiro na taba dos brancos o mel da açucena.(...)
Ex2:
(...) A alegria morava em sua alma. A filha dos sertões era feliz, como a andorinha que abandona o ninho dos seus pais e migra para fabricar novo ninho no país onde começa a estação das flores. Também Iracema acharia nas praias do mar um ninho do amor, nova pátria para o coração. Ela descorria as amenas campinas, como o colibri borboleteando entre as flores da acácia. (...)
Muito lindo, né?
Lindas imagens!
Indico sempre, J.d.A.
;)
Atualização: Você pode ler outras resenhas minhas sobre outros livros de José de Alencar, clicando aqui.
Eu tenho esse livro, mas confesso que não gostei não, rs.... Demorei um tempão pra ler, e não gostei da forma como acabou.... =(
ResponderExcluirTô passando tb, como prometido, pra falar que resenhei no Romantic Gril o livro "Anna e o Beijo Francês" que ganhei aqui no seu blog!!! Adorei o livro, ele é muito fofinho!!!! O link da resenha está aqui, caso queira conferir:
http://su-romanticgirl.blogspot.com/2011/10/stephanie-perkins-anna-e-o-beijo.html
=)
Bjnhs!!!