sábado, 2 de junho de 2012

Dom Casmurro - Machado de Assis



Sinopse:

Dom Casmurro é instigante. Gira em torno de um episódio aparentemente banal - a suspeita de Bentinho de que a esposa Capitu tenha cometido adultério com Escobar, seu melhor amigo. É o próprio Bentinho - o Dom Casmurro - quem narra a história. Depois de velho, ele decide resgatar sua vida reconstituindo sua antiga casa e relatando suas memórias.

Minha Opinião:

Dom Casmurro é possivelmente o livro mais famoso de Machado de Assis, talvez só se comparando a Memórias Póstumas de Brás Cubas, sendo que Dom Casmurro também faz parte do movimento literário Realismo mas a meu ver ainda tem um certo romantismo; ele tem um pouco dos dois movimentos, já que é uma história em que o tema central é a traição, o adultério, e logicamente não existe traição sem o sentimento de amor envolvido por alguma das partes, como pano de fundo.

O mais interessante nesse livro e que é o verdadeiro tema central, na verdade não é a questão do mistério da traição de Capitu e Escobar para com Bentinho, sua esposa e seu melhor amigo, se eles traíram ele ou não, como muitos leitores acreditam, mas sim o dilema central é: Como podemos confiar em um só lado da história? Até que ponto é possível acreditar na versão da história narrada por um homem amargurado (Bentinho), ressentido, possessivo e louco de ciúmes?

Não é uma versão nem um pouco confiável, não é mesmo? Totalmente subjetiva. Por isso a dúvida permanece e a pergunta nunca é respondida, essa é a grande sacada genial do autor, e Machado arrasou nisso.Um livro contraditório, polêmico, que envolve opiniões variadas e pontos de vista diversos, que entrou para o hall da fama de um dos livros mais analisados, comentados e marcantes da literatura brasileira.
Para quem quer ler uma obra controversa, recomendo. Você com certeza vai ficar como eu, com a "pulga atrás da orelha" sem saber direito a que conclusão chegar rs.

Um comentário:

  1. Eu li... fazia parte dos paradidáticos do colégio...
    Aff que raiva me deu ao chegar no fim, e ficar "a ver navios"... hahahahaha
    Mas a história é mesmo muito boa, e vc pode inventar a conclusão que melhor lhe agradar!!! =)

    ResponderExcluir

Olá, deixe seu comentário que irei adorar ler!

Não são permitidos spams ou comentários ofensivos de qualquer tipo, os últimos serão excluídos sem hesitação. Respeito todo mundo gosta, né? :)

No mais ficarei feliz em (assim que possível) responder qualquer dúvida aqui nos comentários.

Bjs,
Rafaela