sexta-feira, 8 de junho de 2012

O Espião - Clive Cussler e Justin Scott



Sinopse:

É 1908 e acumulam-se tensões internacionais enquanto o mundo caminha inexoravelmente para a guerra. Após um talentoso projetista de canhões de couraçados morrer em um aparente suicídio, sua filha, angustiada, recorre à lendária Agência Van Dorn para limpar o nome do pai. Van Dorn põe seu principal investigador no caso, Isaac Bell, que logo percebe que as pistas apontam não para suicídio, mas para assassinato. E quando se seguem outras mortes mais suspeitas, fica evidente que alguém — um ardiloso espião — está orquestrando a eliminação das mentes tecnológicas mais brilhantes... Mas isso é apenas o começo.


Minha Opinião:

O Espião é o terceiro livro da série do detetive Isaac Bell, escrito por Clive Cussler numa parceria com o também escritor Justin Scott. A série é composta por cinco livros, sendo o primeiro escrito só pelo Clive e só o terceiro foi publicado aqui no Brasil até agora.

Série Isaac Bell:

The Chase -(escrito somente por Clive Cussler) - ano: 2007 - 1º livro da série
The Wrecker - (parceria entre Clive Cussler e Justin Scott) - ano: 2009 - 2º livro
The Spy - (parceria entre Clive Cussler e Justin Scott) - ano: 2010 - 3º livro - (O Espião - Lançado no Brasil em 2012)*
The Race - (parceria entre Clive Cussler e Justin Scott) - ano: 2011 - 4º livro
The Thief - (parceria entre Clive Cussler e Justin Scott) - ano: 2012 - 5º livro

Apesar de pertencer a uma série O Espião pode ser lido mesmo sem se ter lido os outros da série, como eu fiz, pois além de uma ou outra leve alusão a alguns personagens ou aventuras que o Isaac conheceu ou viveu nos livros anteriores (coisa muito leve, dá pra passar por cima), nenhum grande spoiler atrapalha a leitura; o leitor não fica perdido nem nada, é um livro de série mas a trama é completamente independente, dá pra ler tranquilamente.

Isaac Bell é um personagem muito carismático com toda uma aura de mistério que o cerca que o torna fascinante e me deixou muito curiosa para conhecê-lo mais a fundo, sua escolha de vida (ser detetive), suas motivações, seu passado, enfim, conseguir descobrir todas as capas da sua personalidade e entendê-lo melhor. Gostaria muito que os outros livros fossem lançados aqui também para poder ter a oportunidade de fazer esse exercício.

Mesmo tendo momentos (principalmente no começo) que achei as descrições de técnicas de criação de navios, torpedos, armamentos e etc, muito chatas cansativas, O Espião, é um livro cheio de ação, aventura, suspense e viradas inesperadas. Na parte final do livro cheguei a ficar sem folêgo da tensão e adrenalina rs.
Para quem gosta do gênero de guerra e espionagem e também de pesquisa histórica, vale super a pena a leitura, acho que vai amar. :)

4 comentários:

  1. Aiii eu adoro detetives... e sua resenha me deixou com um gostinho de leitura ótima... haha
    Bom que apesar de ser uma série não há dificuldade... ele pelo visto é como Viva para Contar... que é independente... caro que já não conheceremos personagens antigos de cara, mas dando para entender é o que interessa!!!

    ResponderExcluir
  2. Estou lendo o livro no momento e estou curtindo! Quanto às descrições meio técnicas dos couraçados, não as acho chatas, mas penso que poderiam ser mais esclarecedoras, uma vez que os leitores certamente não são entendidos no assunto.

    bjs
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. @Danielle CGA Souza É verdade Danielle, dá pra ler numa boa separadamente, que bom né?! ^^

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. @ALINE T.K.M. Concordo Aline! Eu achei chatas justamente por ser completamente leiga no assunto e não ter entendido "bulhufas" dessas descrições. kkkkkkkk Deveriam ser mais claras ou pelo menos vir com notas de rodapé rs. ^^

    Bjs

    ResponderExcluir

Olá, deixe seu comentário que irei adorar ler!

Não são permitidos spams ou comentários ofensivos de qualquer tipo, os últimos serão excluídos sem hesitação. Respeito todo mundo gosta, né? :)

No mais ficarei feliz em (assim que possível) responder qualquer dúvida aqui nos comentários.

Bjs,
Rafaela