quinta-feira, 27 de março de 2014

Esperando por você - Susane Colasanti




Sinopse:

É hora de iniciar o segundo ano do Ensino Médio, e Marisa está pronta para um novo começo e para seu primeiro namorado de verdade. No entanto, depois do popular Derek convidá-la para sair, as coisas ficam complicadas. Além de seus pais se separarem e de Marisa ter uma briga com seu melhor amigo, Derek, o amor da sua vida, a deixa desapontada. As únicas coisas que mantêm Marisa são os podcasts de um DJ anônimo, o qual parece entendê-la totalmente. Mas ela não sabe quem ele é... Ou sabe?


Minha Opinião:

Esperando por você é o segundo livro da autora Susane Colasanti que eu leio e bem diferente do que aconteceu quando li Bem Mais Perto - minha primeira experiência de leitura de um livro dela -, eu gostei bastante dele, o que foi um alívio, porque é péssimo você ter uma primeira impressão ruim da escrita de um autor e é sempre bom ler mais de um livro dele pra saber se sua opinião muda ou não, o que foi o caso aqui.

Marisa é uma garota que acaba de fazer 16 anos e está se preparando, junto com sua melhor amiga, para começar o segundo ano do Ensino Médio e planejando que esse novo ano seja um ano de virada na sua vida, onde pretende arrumar seu primeiro namorado, ter mais amigos, ser mais popular e continuar indo bem no colégio, depois de um ano em que teve que enfrentar uma fase problemática devido às suas crises de ansiedade e depressão e agora pretende dar a volta por cima e superar tudo isso. Só que o que era pra ser um ano tranquilo e de reinvenção, devido a muitos problemas inesperados, acaba se transformando em um ano difícil mas que ensinará à Marisa o valor real das pessoas, da amizade, da família e do amor.

Como comentei no começo da resenha, esse livro me agradou muito e creio que principalmente pelas questões abordadas nele, como a forma real com que o quadro de ansiedade e depressão da Marisa é retratado e como isso influencia na sua vida e nas suas relações com as pessoas, principalmente as mais próximas, como seus familiares e amigos. A personalidade da Marisa, por incrível que pareça, apesar de suas inseguranças, momentos de superficialidade e oscilações de humor, não me desagradou porque não me pareceram exagerados e tão injustificados como os da Brooke, protagonista de Bem mais perto - os problemas e receios da Marisa me pareceram mais convincentes tanto por na idade dela tais receios e atitudes serem comuns como pela questão do estado emocional dela, que você vê claramente enquanto lê que pelo ponto de vista dela, que é influenciado por esse estado emocional, aumenta e agrava em muito o jeito que ela enxerga a si mesma e lida com os problemas. Por isso - além de, a meu ver, ela ter o carisma que a Brooke não tinha - eu consegui ver todo o plano geral e durante a leitura percebi que ela é uma personagem interessante que tem mais camadas na personalidade do que aparenta à primeira vista e que foi bem desenvolvida pela Susane Colasanti, e quando dei por mim já estava fisgada pela história. Apreciei muito como a autora desenvolveu a trama, o ritmo dos acontecimentos, vários personagens, a escolha de abordar um tema tão sério de uma maneira mais leve e de como a personagem vai amadurecendo e crescendo com os ensinamentos da vida. Sem dúvida, um YA muito bom.

Fiquei bem feliz de ter mudado de opinião sobre o trabalho da autora, ela sabe como tocar em assuntos que podem surgir nas vidas dos jovens de forma delicada e pertinente e sem ser muito dramática ou cair no exagero. Depois desse livro, fiquei bem entusiasmada em ler mais livros dela, foi um bom incentivo, torcendo para que os próximos sejam tão bons quanto este.

2 comentários:

  1. Olá!
    Eu nunca li nenhum livro da autora, esse parece ser uma boa história. Quem sabe eu comece por ele.
    bjs
    http://letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiee =)
    ainda não conheço a escrita da autora e gostei muito da tua opinião. É tão chato quando não gostamos de um livro e por isso não queremos mais o autor - eu bem fiz isso com o Sparks- mas que bom que vc deu outra chance e veio a ler esse e gostar, espero ler um dia.

    Beliscões da Máh ♥
    Blog |Instagram |Twitter

    ResponderExcluir

Olá, deixe seu comentário que irei adorar ler!

Não são permitidos spams ou comentários ofensivos de qualquer tipo, os últimos serão excluídos sem hesitação. Respeito todo mundo gosta, né? :)

No mais ficarei feliz em (assim que possível) responder qualquer dúvida aqui nos comentários.

Bjs,
Rafaela