segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Dossiê Drácula - James Reese


Sinopse:

Uma história com muito suspense e aventura que vai mexer com a cabeça dos fãs de um maiores clássicos literários: Drácula.
Neste thriller, James Reese mistura fatos históricos e ficção para mostrar como Bram Stoker criou Drácula. O livro se desenrola a partir de um diário de Stoker da época em que ele trabalhava para o ator Henry Irving, e antes de escrever um dos maiores clássicos da literatura.
Os fãs de Drácula poderão conhecer algumas passagens da trajetória de Stoker, como seu encontro com Jack, o estripador, e outras experiências que influenciaram diretamente seus mais famosos trabalhos. Autor best-seller nos Estados Unidos, Reese apresenta uma trama de suspense repleta de tensão e terror que vai segurar o leitor até a última página.

Minha Opinião:

Antes de tudo um aviso: esse não é um livro sobre vampiros, cuidado: as aparências muitas vezes enganam. ;)

Ai gente a capa desse livro me dá muito medo! o.O

Antes de ler Dossiê Drácula eu imaginava que por causa da moda vampiresca do momento e também por causa do título e referência a Bram Stoker (criador do Drácula como conhecemos), era mais um desses romances envolvendo ou sendo protagonizado por esses seres sobrenaturais, mas me surpreendi completamente porque não é nada disso, a temática é totalmente diferente, puxando para o suspense e fatos históricos incluídos, mas com uma forte virada sobrenatural do meio pro final, que sem exageros, me deixou estupefata, tensa, aflita, e meio assustada (porque o negócio é forte), mesmo sabendo que era pura ficção, mas me deu uns arrepios de medo. Cruz credo!

James Reese tem uma escrita muito envolvente e mistura nesse livro acontecimentos reais com fatos fictícios naquele gênero literário que é conhecido como romance capa-e-espada ou espadachim, que é justamente isso: a mistura ou incorporação de fatos ou figuras históricas numa narrativa ficcional.
Acho isso fantástico e ele consegue fazer isso de uma forma perfeita, que com certeza envolveu uma grande e extensa pesquisa histórica, o leitor aprende demais e também tem muitas notas de rodapé (algo que eu adoro *---*) interessantíssimas para esclarecer e orientar durante a leitura.

O livro já começa de uma forma interessante com uma 'carta', a história propriamente dita é dividida em três partes:
A Primeira Época: O Dia
A Segunda Época: A Noite
E A Terceira Época: A Noite Dentro da Noite

E a estrutura também é muito interessante parece mesmo um dossiê com vários documentos e registros de diário, todos fictícios, anexados; o clímax e o final são arrepiantes, envolventes, emocionantes e impactantes. Nossa esse recomendo demais, se você quiser ficar sem fôlego e muito surpreso, essa é a boa.
Nota mil.

4 comentários:

  1. Olá, estou lendo este livro, e as vezes me pego perdida. Acho q pelo fato de não ter lido drácula, vc já leu? Acha necessário que seja lido? Ou o livro é assim mesmo e devo aprofundar na leituras entenderei mais pra frente?? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eduarda!

      Eu também não li Drácula, por isso te confesso que em muitos momentos fiquei perdida por ausa de todas as alusões a ele, acho que seria interessante se você pudesse lê-lo antes para poder entender melhor essas referências, mas se não puder lê-lo antes também não é nenhum problema, pois esse livro não é uma história vampiresca e tem muitas notas de rodapé que ajudam muito a entender melhor. Não sei se vc ainda está no começo mas se sim, te garanto que mais pra frente a história dá uma virada totalmente inesperada eu fiquei com o queixo caído com as misturas que o autor fez kkkk e as notas de rodapé me ajudaram muito. Ele começa meio paradinho mas depois a história pega ritmo emocionante.

      Espero ter te ajudado. =)

      Obrigada pela visita e pelo comentário!

      Bjs

      Excluir
  2. É eu percebo que não é uma história vampiresca, vou ver se consigo Drácula pra eu ler, se não... lerei assim mesmo. Adoro livros de suspense! Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Eu travei no inicio.... mas vou tentar finalizar. Sua resenha me deixou empolgado de novo.

    ResponderExcluir

Olá, deixe seu comentário que irei adorar ler!

Não são permitidos spams ou comentários ofensivos de qualquer tipo, os últimos serão excluídos sem hesitação. Respeito todo mundo gosta, né? :)

No mais ficarei feliz em (assim que possível) responder qualquer dúvida aqui nos comentários.

Bjs,
Rafaela