terça-feira, 17 de agosto de 2010

Cotoco - John Van de Ruit




Sinopse:

África do Sul, 1990. Dois grandes eventos estão prestes a acontecer: a libertação de Nelson Mandela e, o que para o garoto John Milton é ainda mais importante, o início das aulas no internato. Cercado por pais no mínimo lunáticos, uma avó gagá e colegas de dormitório para lá de estranhos (com apelidos do tipo Lagartixa, Rambo, Rain Man e Cachorro Doido), John (que graças a suas partes íntimas pouco desenvolvidas é debochadamente apelidado de Cotoco) faz o que pode para se adaptar - e tudo indica que não será fácil. Munido apenas da própria perspicácia e de um diário, Cotoco vive uma série de situações bizarras e divertidas: de mergulhos proibidos no meio da madrugada a acirrados campeonatos de críquete, passando pela caça ao fantasma de um professor e por catastróficas férias em família. E é nas páginas de seu diário que acompanhamos o peculiar - e sobretudo engraçadíssimo - funcionamento da mente de um garoto de 13 anos ao descobrir a vida, a amizade... e a pluralidade da fauna humana.


Minha Opinião:

Esse livro é MUITO engraçado!
Nossa, foi uma das minhas melhores leituras dos últimos tempos.
E pelo contrário do que se pode vir a pensar em uma primeira impressão, Cotoco é um livro excelente.
Numa leitura ágil, divertida, leve e super espirituosa, e de um humor em alguns pontos negro, com ótimas sacadas inteligentes, ela nos leva não só a conhecer o personagem principal e seu mundo, mas também a entendê-lo e até nos identificarmos em algumas situações com ele.

A vida de Cotoco é bem agitada já antes de ir para o colégio interno, e a partir do momento em que ele chega lá, acompanhamos através dos seus olhos, o esforço para se adaptar a nova realidade, as aventuras que ele vive com os amigos, suas reações, sentimentos e todas as descobertas que se faz nessa fase da vida onde não se sabe direito o que se é, se ainda é criança ou adolescente e se sente meio como as duas coisas e nada ao mesmo tempo.

Tudo isso, entre outras coisas, regadas a muito humor, uma linguagem alegre e popular e com personagens muito carismáticos, principalmente nosso querido John Milton (vulgo Cotoco), algumas verdadeiras figuras, e alguns completamente malucos rsrs, principalmente os pais do John, sempre que eles apareciam eu pensava "tadinho do Cotoco!" rs, acho o pai dele o personagem mais hilário.

É um tipo de leitura que COM CERTEZA vale a pena conhecer.
Tive muitos ataques de risos durante o livro hehehe.
Mais que recomendo e indico.
É realmente muito bom.
Bjs

2 comentários:

  1. Parece ser bem legal! Gosto muito de livros engraçados!

    bjokas

    ResponderExcluir
  2. Eu quero ler esse *--* Dizem que é muito engraçado ;D

    Se puder visitar e seguir meu blog: http://leiturasdokokoro.blogspot.com/

    Bjuss =*

    ResponderExcluir

Olá, deixe seu comentário que irei adorar ler!

Não são permitidos spams ou comentários ofensivos de qualquer tipo, os últimos serão excluídos sem hesitação. Respeito todo mundo gosta, né? :)

No mais ficarei feliz em (assim que possível) responder qualquer dúvida aqui nos comentários.

Bjs,
Rafaela