Liberta-me - Tahereh Mafi




Sinopse:

Ela fugiu do Restabelecimento e evitou ser transformada em arma letal. Mas Juliette nunca se livrará de seu dom...ou de Warner. No primeiro livro da trilogia Estilhaça-me, Juliette descobre seu terrível dom e tenta escapar do poder do Restabelecimento que tem em Warner um de seus líderes.
Em Liberta-me, sob os cuidado do Ponto Ômega, o quartel da resistência, ela se prepara para o confronto iminente contra os soldados do Restabelecimento. Mas sua batalha pessoal será maior que qualquer enfrentamento militar.
Liberta-me nos convida a lutar, com Juliette e Adam, por um mundo melhor, por maior controle pessoal e pelo triunfo do amor verdadeiro, mas, ao mesmo tempo, o amor proscrito de Warner pela heroína fecha os vértices de um triângulo amoroso que certamente dividirá opiniões.


Minha Opinião:

Liberta-me é o segundo livro da trilogia Estilhaça-me criada por Tahereh Mafi e que conta a jornada de Juliette em sua luta contra o regime ditatorial do Restabelecimento que está lentamente destruindo a raça humana e o planeta e, ao mesmo tempo, tentar aprender a lidar com os seus poderes e se sentir confusa e terrivelmente dividida entre Adam e Warner.

Juliette é uma personagem cheia de conflitos e muitas vezes difícil de compreender por causa da grande carga emocional que ela carrega e as várias facetas que ela possui. Entretanto, também é difícil se ficar com raiva das vezes em que ela fica se lamentando da vida ou faz besteiras porque ela é tão humana em sua imperfeição e a situação dela em geral é tão complicada que você fica se colocando no lugar dela e pensa que talvez se você estivesse no lugar dela você talvez também se sentisse ou pensasse desse jeito. Então, eu, por incrível que pareça - não sei se eu estava numa fase muito tolerante ou não rs - meio que entendi ela (na maioria das vezes) e só me cansei um pouco das lamentações dela mais perto do final (maaaaaaas, quem não amou o Kenji? Melhor personagem dessa série! O troféu lição de vida vai para ele! Quem leu liberta-me entenderá o que eu estou dizendo! Não posso comentar mais sem spoilers! huahuahuahuahuahua!). Eu devo o fato de compreender a Juliette todo a escrita da maravilhosa Tahereh que sabe expor as fraquezas de um personagem humanizando-o, sem cometer excessos que o transforme em caricato ou em um chato de galocha.
Quanto ao triângulo amoroso... não tenho quase nada a declarar, só que estou MUITO cansada de triângulos e acho que é um tipo de ferramenta que já foi tão usada nos últimos anos que cansou e perdeu a novidade, então, enquanto eu prefiro o Adam de uma forma geral (apesar de que nesse livro ele estava meio grudento e sem brilho), o Warner está se mostrando a cada livro mais interessante e complexo e eu entendo agora o frisson de muitas meninas fãs da série por ele, mas para mim, a verdade é que com quem a Juliette vai ficar no final é o único aspecto da trilogia que me é completamente indiferente; só tenho curiosidade, não torcida.

Para encerrar: Estilhaça-me é uma trilogia - (com dois contos extras também: um entre Estilhaça-me e Liberta-me que é do ponto de vista do Warner e o título é Destrua-me (o qual eu já li e apesar de pequeno me ajudou a começar a entender um pouco mais do Warner e paixão de vária meninas nele que antes eu não entendia) e o outro é entre Liberta-me e Incendeia-me que é do ponto de vista do Adam e o título é Fragmenta-me (o qual eu vou ler ainda) - ótima, cheia de ação, ficção científica, romance, críticas nas entrelinhas sobre o ser humano, a vida, as formas de governo, etc, e o leitor é sempre pego de surpresa pelas reviravoltas na trama. A autora é de uma inteligência, criatividade e talento para enredar o leitor, únicos. É genial.

Abaixo segue a outra capa de Liberta-me no outro padrão (a das jackets):


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário que irei adorar ler!

Não são permitidos spams ou comentários ofensivos de qualquer tipo, os últimos serão excluídos sem hesitação. Respeito todo mundo gosta, né? :)

No mais ficarei feliz em (assim que possível) responder qualquer dúvida aqui nos comentários.

Bjs,
Rafaela