quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Preces e Mentiras - Sherri Wood Emmons




Sinopse:

Quando Bethany, de 7 anos, conhece sua prima de 6 anos, Reana Mae, é o começo de uma relação desajeitada que salva ambas de uma solidão profunda. Todo verão, Bethany e sua família vão de Indianapolis para West Virginia’s Coal River Valley. Para a mãe de Bethany, essas viagens até lá a lembram de sua infância pobre e composta por minas de carvão, um lugar do qual ela desejou escapar. Mas seus amados familiares e a amizade de Bethany e Reana Mae continuavam trazendo lembranças. Mas conforme Bethany cresce, ela percebe que a vida nessa comunidade pequena e unida não é tão simples quanto pensava... que as cabanas na beira do rio, que guardam muito da história de sua família, também geram fofocas escandalosas... e aqueles mais próximos a ela guardam segredos inimagináveis. No meio das florestas densas e da beleza silenciosa do vale, esses segredos estão finalmente sendo revelados, com uma força suficientemente devastadora para acabar com vidas, fé, e a conexão que Bethany pensou que duraria para sempre.


Minha Opinião:

Preces e Mentiras é o livro de estreia de Sherri Wood Emmons, um drama com pitadas de suspense, com a narrativa composta por um clima meio sombrio que é envolvente e com uma grande dose de realismo cru.

Bethany e Reana Mae são primas e apesar de se encontrarem só durante os verões quando a família da Bethany tira férias e vai para a cabana deles, vizinha à casa da Reana, no vale do rio, elas são tão unidas quanto irmãs (união esta que a Bethany não tem nem com as próprias irmãs) e fazem tudo juntas, a ponto da Bethany pensar que elas seriam amigas para sempre, só que o tempo passa, por coisas da vida, a quantidade de tempo longe uma da outra aumenta, e quando Bethany finalmente pode reencontrar sua prima, ela descobre que não foi só a distância física que aumentou, a emocional também, pois Reana Mae, sua prima, sua irmã de coração, se transformou numa completa estranha e guarda segredos gravíssimos que ao serem revelados, terão um impacto devastador na família inteira.

Não me lembro quando foi a última vez que eu li um drama familiar com temas e revelações tão sérios, polêmicos e (de novo) realistas. O livro começa meio "devagar" e você não sabe o que esperar, mas com o passar das páginas e conforme você vai se acostumando com narrativa feita pela Bethany e com a dinâmica familiar, você se percebe cada vez mais ansioso para saber o que vai acontecer, como os problemas irão se resolver e qual será o desfecho dos personagens, principalmente da Reana Mae e da irmã malvada da Bethany, a Tracy.

Sherri consegue provocar o sentimento mais importante para um leitor se sentir "fisgado" e motivado a ler um livro até o final: a curiosidade. Eu fiquei MUITO curiosa para saber como tudo acabaria rs, e confesso que não me decepcionei; o final para mim foi satisfatório, apesar dos pesares.

Sem dúvida um grande drama, com temas polêmicos que surpreendem porém são pertinentes e sem cair em clichês e se tornar um dramalhão exagerado. Muito bom!
Tomara que mais livros da autora sejam publicados aqui no Brasil, no futuro.

Um comentário:

  1. Parabéns pela resenha!

    Fiquei curioso até mesmo pelo seu texto para saber o que acontece nessa história. Sei que vários segredos familiares podem abar uma relação, mas o que teria levado ao afastamento dessa amizade que começou na infância?

    Você me deixou com aquela vontade! Espero ganhar este livro no sorteio do seu blog!

    Se quiser visite o meu blog: http://portalvitamina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, deixe seu comentário que irei adorar ler!

Não são permitidos spams ou comentários ofensivos de qualquer tipo, os últimos serão excluídos sem hesitação. Respeito todo mundo gosta, né? :)

No mais ficarei feliz em (assim que possível) responder qualquer dúvida aqui nos comentários.

Bjs,
Rafaela