sábado, 15 de setembro de 2012
Garotas de Vidro - Laurie Halse Anderson
Sinopse:
Lia e Cassie são amigas há anos, ambas congeladas em seus corpos. No entanto, em uma manhã, Lia acorda com a notícia de que Cassie está morta, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Não bastasse isso, Cassie tentara falar com Lia momentos antes, para pedir ajuda. Lia tem de lidar com o pai, que é um renomado escritor, sua madrasta e a mãe, uma cardiologista que vive ocupada, salvando a vida dos outros. Contudo, seu maior tormento é a voz dentro de si mesma, que não a deixa se esquecer de manter o controle, continuar forte e perder mais, sempre perder mais, e pesar menos. Bem menos.
Minha Opinião:
Garotas de Vidro de Laurie Halse Anderson foi uma das minhas leituras mais difíceis do ano.
A narrativa em primeira pessoa, mostra o ponto de vista da personagem Lia sobre a doença que ela possui: a Anorexia Nervosa e todo o sofrimento para ela e sua família que esse processo de autodestruição acarreta.
Não tenho muito a falar sobre o livro; acho que ainda estou meio atordoada pela leitura, ou não sei direito o que pensar sobre ele, além do fato de ele ser muito visceral; sofri demais ao ponto da agonia de ver a Lia se auto sabotando e caindo cada vez mais fundo na paranoia. Só acompanhava ela emagrecendo, emagrecendo, emagrecendo e nunca estando satisfeita e só pensava: "Meu Deus, essa menina vai acabar sumindo de tanto emagrecer!" "Ela vai acabar morrendo!" "Ai, que aflição!" D:
Garotas de Vidro é um desses livros feitos para a gente pensar, refletir sobre a vida, sobre os padrões impostos pela sociedade, vaidade, obsessão e autoestima. Um mergulho vertiginoso em um tema que faz parte de uma realidade muito triste.
Um livro bom, mas bastante pesado, recomendo a leitura em um momento que você esteja mais leve ou alegre, pois se estiver triste existem grandes chances de ficar mais deprimido. =/
Um comentário:
Olá, deixe seu comentário que irei adorar ler!
Não são permitidos spams ou comentários ofensivos de qualquer tipo, os últimos serão excluídos sem hesitação. Respeito todo mundo gosta, né? :)
No mais ficarei feliz em (assim que possível) responder qualquer dúvida aqui nos comentários.
Bjs,
Rafaela
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Rafa, esse livro deve ser bem desconcertante... acompanhar a garota em sua caminhada de auto destruição... deve ser do tipo de querer entrar no livro e colocar juízo na cabeça dela...
ResponderExcluir