sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Promessa de felicidade - Mônica de Miranda



Sinopse:


Júlia Ramos está finalizando seu mestrado na Universidade de Columbia, em Nova York, onde morou nos últimos dois anos. Pretende retornar para o Brasil e iniciar uma nova etapa de sua vida. Mas o encontro sedutor com um homem misterioso e atormentado em uma mansão nova-iorquina provoca um abalo em seus planos.

Matheus Michaelis é um brasileiro marcado por uma história de vida trágica, que ainda o prende ao passado. Dividido entre a segurança dos laços de amizade forjados pelo sofrimento e a perspectiva de viver com Júlia um grande amor, ele se vê diante de um dilema existencial. Os dois terão de lutar por essa promessa de felicidade e superar seus dramas pessoais para se entregar a uma paixão arrebatadora que vai modificar profundamente suas vidas.


Minha Opinião:


Este é outro dos meus livros preferidos, que leio e releio e ainda não descobri o motivo de me prenderem tanto. Mas uma coisa é certa: os sentimentos são um mistério e não tem nada ou quase nada a ver com o lado racional. Então não esquento muito com essas coisas. =D
Sem desmerecer o livro, mas a estória e a linguagem são bem simples. No entanto me prende, não consigo desgrudar desse livro até terminar de lê-lo e passa-se um tempo releio de novo. Vai entender, né? =p

Mais um que se passa na época das festas de fim de ano! *-* (minha época preferida do ano como já disse em outra postagem, é o natal).
Os personagens são bem interessantes e fascinantes de se analisar (adoro personagens complicados! \o/)
Pedaços do livro se passam aqui no Brasil e outros em Nova York, todos os fatos convergem para um final extremamente romântico mais até que o começo do livro e que se passam no mesmo lugar, como um círculo que se fecha, uma etapa que termina e uma outra que começa, achei bem poético e super bem bolado.

Júlia Ramos poderia muito bem ser mais uma brasileira que foi estudar lá nos EUA e até certo momento sua vida era resumida a muita correria, esforço e muitas horas de estudo. Só que numa noite tudo de repente muda e uma série de acontecimentos que a princípio são sem grande importância e nem envolvem a própria Júlia, a trazem com o evoluir da noite, sem querer para o núcleo da história.
Como universitária, me identifiquei muito com a rotina e as partes em que são citados termos e nomes de tipos de trabalhos que nós estudantes estamos acostumados a ouvir e fazer quase que sempre durante o curso.
A Júlia é das minhas: Esforçada, trabalhadora, inteligente, forte e decidida. Uma excelente protagonista, muito cativante com certeza.

Matheus Michaelis é de origem italiana mas seus pais vieram morar aqui no Brasil quando ele era ainda muito jovem e isso fez dele praticamente um brasileiro de nascença e com certeza quem for imigrante em qualquer país vai perceber isso e até quem não é, como eu.
A personalidade do Matheus é bem complexa, ele é um homem de um caráter e postura fascinantes, é muito interessante tentar entender o que se passa na cabeça dele. Chega a ser instigante. (às vezes acho que tenho que fazer faculdade de psicologia, porque gosto muito de analisar a natureza humana e os motivos do seu comportamento) enfim... o que posso dizer? Personagens complexos me fascinam. E com certeza o Matheus é um deles, acho que ele é o personagem mais interessante do livro, a Júlia não fica atrás também tem seus momentos, mas o Matheus é extremamente complicado, sua vida é complicada também é por isso que quando você entende ele todas as "portas" que estavam travadas na estória se abrem e você começa a enxergar tudo mais claramente sem preconceitos e recriminações, você pode não concordar mas entende e é na verdade isso que importa, a compreensão.

Lindo, doce, romântico, simples, suave e ao mesmo tempo dramático, esse livro é mais um feito para refletir e suspirar, sonhar, se entreter e emocionar.
Mostrar que a vida é muito curta para amargura, desilusão e desesperança, o que importa na verdade é ser feliz.
Super hiper recomendado!
Vale muito a pena na minha opinião!
^^
Bjs

9 comentários:

  1. Adoro descobrir que as escritoras brasileiras também fazem bonito!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Rafa, tem e-book? Diz qye tem vai...

    Se visse seu post antes, teria colocado ele na maratona de banca XD


    Beijoscas

    ResponderExcluir
  3. Hmmm legal. Só não gostei da capa, parece realmente novela dos anos 90 - não gosto.

    xxx
    Ana

    ResponderExcluir
  4. Rafa;

    Isso não se faz! Amei a sua resenha e agora tô doidinha aqui procurando pra baixar!!!

    Sou suspeita para falar, mas vc está mandando muito bem...

    E as nossas campanhas continuam, vu?! Bem que eu disse que venceríamos pelo cansaço... hehehehe

    ResponderExcluir
  5. É isso aí, Rafa, vamos divulgar os colegas:-) Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga,
    tem selinho pra vc no romances para viver
    passa la pra pegar!

    bjux

    ResponderExcluir
  7. Meninas,

    Queria agradecer a todas vocês pelos comentários sobre a avaliação de Rafaela de Promessa de Felicidade. Fiz um agradecimento pessoal à Rafaela no meu blog por essa resenha tão calorosa e generosa - obrigada mais uma vez, Rafaela.

    Se ainda não tiverem lido, o Promessa de Felicidade está disponível no blog, além de um outro livro publicado na mesma época - o Livre Para Amar, que foi resenhado pela leitora Carla Toledo (Meus Romances) para a Maratona de Banca.

    Admito que concordo com a opinião da Ana Paula sobre a capa... não tenho como interferir na escolha das imagens... mas juro que a capa de Livre Para Amar é bem mais bonita! rs rs rs

    Obrigada a todas, mais uma vez, e espero que venham conhecer o blog. Em breve vou publicar uma estória inédita. O acesso, claro, é sempre gratuito.

    http://monicademiranda.wordpress.com

    Grande beijo,
    Mônica de Miranda
    (monicademiranda@globo.com)

    ResponderExcluir

Olá, deixe seu comentário que irei adorar ler!

Não são permitidos spams ou comentários ofensivos de qualquer tipo, os últimos serão excluídos sem hesitação. Respeito todo mundo gosta, né? :)

No mais ficarei feliz em (assim que possível) responder qualquer dúvida aqui nos comentários.

Bjs,
Rafaela