terça-feira, 9 de maio de 2017

Arrabal e a noiva do capitão - Marisa Ferrari




Sinopse:

Giordano e Giuseppe são idênticos na aparência, mas suas almas não poderiam ser mais diferentes. O bravo Giordano é o capitão-chefe da Guarda Real. Giuseppe é um ator de coração puro e alegria contagiante que viaja com sua trupe para se apresentar nas praças e castelos da região. De caráter inflexível, Giordano tem como sua maior missão proteger o Rei. Por sua vez, o sonhador Giuseppe deseja escrever uma peça de teatro com diálogos, o que seria uma inovação para a época. Embora não sejam propriamente amigos, os dois irmãos vivem uma espécie de acordo de cavalheiros, respeitando o espaço um do outro e lidando com o delicado estado de saúde de sua mãe. Até que a formosa Luigia acaba com a paz da família Romanelli...
Arrabal e a Noiva do Capitão nos transporta para a incrível Nápoles do século 18, magistralmente reconstruída por Marisa Ferrari. Uma história que resgata a magia do teatro e nos convida a compreender a beleza que existe nas contradições.


Minha Opinião:

Arrabal e a noiva do capitão escrito por Marisa Ferrari é um livro nacional que se passa na Itália do século 18 e narra a história de Giordano e Giuseppe, irmãos gêmeos que, apesar de serem idênticos fisicamente, (aparentemente) são muito diferentes e que por isso nunca se deram bem, ficando tudo muito pior quando Luigia entra em suas vidas. Formando, assim, um problemático trângulo amoroso.

O livro tem uma história até que interessante, o quesito histórico tem grande mérito e uma grande reviravolta acontece em certa parte mas, ao mesmo tempo, o artifício de usar palavras e até frases quase inteiras em italiano sem legendas em formas de notas de rodapé autoexplicativas, tanto para a questão do idioma quanto para fatos históricos, tornou-o um tanto confuso para mim e, além disso, eu sou da opinião de que a trama poderia ter sido mais "enxugada" sendo retirados certos detalhes. Então, somando tudo, eu tenho que ser honesta e dizer que a minha leitura se arrastou por quase todo o livro, infelizmente, e não consegui sentir, em nenhum momento, uma conexão com ela.

Algum tempo atrás foi divulgada a notícia de que os direitos do livro foram comprados pela Rede Globo e que a emissora pretendia/prentende fazer uma adaptação da história em forma de mini-série e acho que se fosse uma adaptação bem-feita poderia explorar o potencial da trama e ainda trazer algo a mais, quem sabe. Vamos aguardar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário que irei adorar ler!

Não são permitidos spams ou comentários ofensivos de qualquer tipo, os últimos serão excluídos sem hesitação. Respeito todo mundo gosta, né? :)

No mais ficarei feliz em (assim que possível) responder qualquer dúvida aqui nos comentários.

Bjs,
Rafaela