quarta-feira, 11 de junho de 2014

O Beijo das Sombras - Richelle Mead




Sinopse:

Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade.

Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola.

Mas isso é só o começo. Em O Beijo das Sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar?


Richelle Mead dá uma nova face à literatura vampiresca com este romance: mais ácida, apimentada e inteligente do que nunca, a saga dos Moroi e seus guardiões surpreende pelas reviravoltas e pela ousadia desses cativantes personagens.


Minha Opinião:

O Beijo das Sombras é o primeiro, da série de seis livros, Academia de Vampiros (mais conhecida pelo seu nome em inglês, Vampire Academy ou simplesmente pelas siglas: VA), escrita pela talentosíssima autora Richelle Mead.

Nesse primeiro volume conhecemos Rosemarie Hathaway, sua melhor amiga e protegida Lissa e seu fascinante mundo dos Moroi (vampiros bons, digamos assim), Strigois (vampiros maus) e Dampiros (Dhampirs, no original - meio humanos, meio vampiros, nascidos de envolvimentos entre Morois e Humanos ou entre Morois e outros Dampiros. Os Dampiros, em sua maioria, têm como função serem os protetores dos Morois, protegendo-os contra ataques de Strigois e outras ameaças).

Rose é uma Dampira que tem como melhor amiga, a princesa Moroi Vasilisa Dragomir, último membro da família Dragomir - uma das doze famílias reais Moroi - com vida, e para proteger Lissa de ameaças misteriosas, as duas fugiram da Academia São Vladimir, onde elas viviam e estudavam e foram viver escondidas entre os humanos, passaram assim dois anos, até que um dia elas são encontradas pelos Dampiros Guardiões da Academia que vinham procurando por elas desde que fugiram e se veem obrigadas à voltar, é quando Rose conhece Dimitri Belikov, um Guardião que é considerado um dos melhores e é bem enigmático. Só que esse retorno das meninas à Academia, fará com que elas enfrentem mais problemas do que elas poderiam imaginar, que vão desde inimizades com colegas da Escola a perigos mortais.

Eu simplesmente adoro essa série! É uma das minhas preferidas porque é recheada de elementos que combinados a tornam perfeita: ação, romance, aventura, humor, suspense, drama e etc. É um dos raros casos em que os livros só vão melhorando com o avançar da série e, por isso, acho esse primeiro o mais fraco em matéria de trama, ele é como se fosse um tipo de "introdução" à saga, considero mais uma apresentação aos personagens e ao mundo criado pela Richelle, a trama só começa a ficar mais sombria e instigante do segundo livro em diante quando a série ganha um tom mais sóbrio e deixa de parecer mais teen e ganha muito mais cenas ação e drama, e a trama que foi iniciada no primeiro é mais aprofundada, explorada, se complica e ganha novas e surpreendentes repercussões e desdobramentos de cair o queixo.
Eu costumo dizer que a Richelle Mead é rainha do Cliffhanger (também conhecido em português como "gancho") porque ela termina cada um dos livros da série com finais que deixam o leitor doido de curiosidade para saber o que vai acontecer no próximo e/ou como a "revelação bomba" que ela soltou nas páginas finais vai se resolver.

Apesar desse primeiro livro não ser tão bom quanto os demais, ele ainda sim é muito bom e eu sugiro que leia para entender melhor como tudo começou e conhecer melhor os personagens e se você leu e não gostou muito, como fã da série, sugiro que persevere e leia os outros porque você pode descobrir o quão incrível ela é. Eu considero a Richelle uma das melhores escritoras da atualidade e sem exageros porque talento para criar mundos fantásticos e personagens fascinantes (a Rose é uma das melhores protagonistas de YAs que eu já vi - se não for a melhor) ela tem de sobra. Sou suspeita para falar mas VA é sensacional, recomendo pra todo mundo!

Em Fevereiro desse ano estreou nos cinemas dos Estados Unidos e muitos outros países do mundo (pena que não estreou aqui *chora rios*) a adaptação desse primeiro livro, (e, que diga-se de passagem, eu adorei, achei bem fiel, na medida do possível, porque como o nome já diz, é uma ADAPTAÇÃO, independente das críticas) e a editora que publicou a série aqui no Brasil, a Agir, relançou O Beijo das Sombras com a capa Movie Tie-in (a capa com o pôster oficial nacional do filme - pôster esse que também é a capa do DVD que será lançado nas locadoras em Agosto e para compra em Dezembro), abaixo segue a capa dessa nova edição:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário que irei adorar ler!

Não são permitidos spams ou comentários ofensivos de qualquer tipo, os últimos serão excluídos sem hesitação. Respeito todo mundo gosta, né? :)

No mais ficarei feliz em (assim que possível) responder qualquer dúvida aqui nos comentários.

Bjs,
Rafaela