terça-feira, 31 de dezembro de 2013

O Presente - Cecelia Ahern




Sinopse:

Todos os dias, Lou Suffern luta contra o tempo. Ele tem sempre dois lugares para ir, tem sempre duas coisas a fazer. Quando dorme, sonha com os planos do dia seguinte, e, quando está em casa, com a esposa e os filhos, sua mente está, invariavelmente, em outro lugar. Numa manhã de inverno, Lou encontra Gabe, um morador de rua, sentado no chão, sob o frio e a neve, do lado de fora do imenso edifício onde Suffern trabalha. Os dois começam a conversar, e Lou fica muito intrigado com as informações que recebe de Gabe; informações de alguém que tem observado uniões improváveis entre os colegas de trabalho de Lou, como os encontros da moça de sapatos Loubotin com o rapaz de sapatos pretos... Ansioso por saber de tudo e por manter o controle sobre tudo, Lou entende que seria bom ter Gabe por perto — para ajudá-lo a desmascarar associações que se formam fora de suas vistas — e lhe oferece um emprego. Mas logo o executivo arrepende-se de ajudar Gabe: sua presença o perturba. O ex-mendigo parece estar em dois lugares ao mesmo tempo, e, além disso, Gabe lhe fala umas coisas muito incomuns, como se soubesse do que não deveria saber... Quando começa a entender quem é realmente Gabe, e o que ele faz em sua vida, o executivo percebe que passará pela mais dura das provações. Esta história é sobre uma pessoa que descobre quem é. Sobre uma pessoa cujo interior é revelado a todos que a estimam. E todos são revelados a ela. No momento certo.


Minha Opinião:

O Presente de Cecelia Ahern é uma estória emocionante que acontece na época natalina e que como os outros os livros da Cecelia que eu já li, passa uma linda mensagem cheia de significados e reflexões.

Lou Suffern é uma daquelas pessoas que trabalha sem parar e sua ambição em sempre querer mais e mais, faz com que ele não enxergue o que realmente importa na vida; ele quer resolver todas as coisas ao mesmo tempo e coloca o trabalho e a carreira em primeiro lugar na vida, deixando a vida pessoal e a família em segundo (e último) plano.
Até o dia em que conhece Gabe, um homem que mora na rua na frente do prédio onde ele trabalha, e que tem uma personalidade interessante e diz coisas intrigantes, além de ser muito observador e inteligente. Mas Lou após contratar Gabe, percebe que ele é muito mais que isso, que atrás de frases incógnitas ele esconde segredos. Gabe é muito misterioso e isso perturba muito Lou e desperta sua desconfiança. E quando essas verdades começam a serem reveladas, mais perguntas surgem e no final de tudo, Lou receberá um lição de vida inesquecível...

Eu gostei muito do livro, Cecelia Ahern mais uma vez traz uma trama para o leitor pensar nas coisas da vida e ser tocado pelas intensas emoções que ela desperta, além de ser envolvido pela atmosfera mágica do Natal.

(Atenção: abaixo comentário que pode ser interpretado como spoiler, para lê-lo basta selecionar com o mouse a frase)

Minha única ressalva é com o final que eu não gostei mas talvez seja um daqueles casos de "final necessário" para o conjunto da obra, para ilustrar de forma mais contundente a lição, mas mesmo assim não gosto desse tipo de final. 

Excluindo isso, o livro é muito bonito, e tem aquela mistura tão agradável e cativante de humor leve e drama tão característica das obras da Cecelia.
Perfeito para ler nessa época do ano, muito bom! ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário que irei adorar ler!

Não são permitidos spams ou comentários ofensivos de qualquer tipo, os últimos serão excluídos sem hesitação. Respeito todo mundo gosta, né? :)

No mais ficarei feliz em (assim que possível) responder qualquer dúvida aqui nos comentários.

Bjs,
Rafaela