sexta-feira, 28 de setembro de 2012

A Filha da Minha Mãe e Eu - Maria Fernanda Guerreiro



Sinopse:

Sensível e tão real a ponto de fazer você se sentir parte da família, A filha da minha mãe e eu conta a história do difícil relacionamento entre Helena e sua filha, Mariana. A história começa quando Mariana descobre que está grávida e se dá conta de que, antes de se tornar mãe, é preciso rever seu papel como filha, tentar compreender o de Helena e, principalmente, perdoar a ambas. Inicia-se, então, uma revisão do passado – processo doloroso, mas imensamente revelador, pautado por situações comoventes, personagens complexos e pequenas verdades que contêm a história de cada um.


Minha Opinião:

Um livro tocante. A filha da minha mãe e eu é o romance de estréia da autora Maria Fernanda Guerreiro e toca num tema bem complexo: a relação entre mãe e filha.

Para ser um romance de estréia achei que a autora foi bem feliz ao escrevê-lo; o jeito como ela faz com que os personagens se tornem tão humanos e seus sentimentos tão intensos - de todos apesar de ser escrito em primeira pessoa - são tão críveis e as situações tão reais que não tem como não se emocionar e muitas vezes se identificar pois vários dos fatos abordados ao longo da narrativa - algo que me surpreendeu pois não é só a questão mãe e filha que é abordada, essa é a principal mas não é a única - podem acontecer ou estar acontecendo com qualquer um.

Apesar de nunca ter passado por nenhuma situação que acontece no livro (pois graças a Deus tenho um relacionamento maravilhoso com minha mãe) me envolvi muito com a história e cheguei a quase chorar em alguns pontos. A filha da minha mãe e eu é uma obra muito sensível, realista e bonita; se você quiser se emocionar e refletir sobre família esse é um bom título para isso.

3 comentários:

  1. Tenho o livro, mas ainda não li. Adoro ler obras que abordam as dificuldades de um relacionamento seja ele familiar ou amoroso.
    A filha da minha mãe e eu deve ser bem emocionante.

    laviestallieurs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. gostei da historia do livro, vai entrar pra minha lista!!!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Rafa, eu quero muitooo ler esse livro muito mesmo, estou aqui barganhando para ver se toco o coração de alguém, ou consegui ele mais barato, estou extremamente curiosa, daqui a pouco o desespero vai ser tão grande que vou ter que ir a leitura e pegar o livro ir para o cantinho e ler, kkk.
    Já que me proibiram de compra mais livro esse mês. :n

    Obrigada pela resenha agora fiquei mais curiosa ainda.

    ResponderExcluir

Olá, deixe seu comentário que irei adorar ler!

Não são permitidos spams ou comentários ofensivos de qualquer tipo, os últimos serão excluídos sem hesitação. Respeito todo mundo gosta, né? :)

No mais ficarei feliz em (assim que possível) responder qualquer dúvida aqui nos comentários.

Bjs,
Rafaela