domingo, 26 de agosto de 2012

Viva para contar - Lisa Gardner



Sinopse:

Em uma noite quente de verão, em um bairro de classe média de Boston, um crime inimaginável foi cometido: quatro membros da mesma família foram brutalmente assassinados. O pai — e possível suspeito — agora está internado na UTI de um hospital, entre a vida e a morte. Seria um caso de assassinato seguido por tentativa de suicídio? Ou algo pior? D. D. Warren, investigadora veterana do departamento de polícia, tem certeza de uma coisa: há mais elementos neste caso do que indica o exame preliminar. Danielle Burton é uma sobrevivente, uma enfermeira dedicada cujo propósito na vida é ajudar crianças internadas na ala psiquiátrica de um hospital. Mas ela ainda é assombrada por uma tragédia familiar que destruiu sua vida no passado. Quase 25 anos depois do ocorrido, quando D. D. Warren e seu parceiro aparecem no hospital, Danielle imediatamente percebe: vai acontecer tudo de novo. Victoria Oliver, uma dedicada mãe de família, tem dificuldades para lembrar exatamente o que é ter uma vida normal. Mas fará qualquer coisa para garantir que seu filho consiga ter uma infância tranquila. Ela o amará, independentemente do que aconteça. Irá protegê-lo e lhe dar carinho. Mesmo que a ameaça venha de dentro da sua própria casa. Na obra de suspense mais emocionante de Lisa Gardner, autora best-seller do The New York Times, a vida dessa três mulheres se desdobra e se conecta de maneiras inesperadas. Pecados do passado são revelados e segredos assustadores mostram a força que os laços de família podem ter. Às vezes, os crimes mais devastadores são aqueles que acontecem mais perto de nós.

Minha Opinião:

Viva para contar é o 4º livro da série Detetive D.D. Warren criada pela talentosíssima escritora Lisa Gardner.

Série Detetive D.D. Warren:

Alone - Livro 1 - (não publicado no Brasil)
Esconda-se -  (Hide) - Livro 2 - (publicado no Brasil)
The Neighbor - Livro 3 - (não publicado no Brasil)
Viva para Contar - (Live to Tell) - Livro 4 - (publicado no Brasil)
Sangue na Neve - (Love You More) - Livro 5 - (publicado no Brasil)
The 7th Month - (eNovella) - Livro 5.5 - (não publicado no Brasil)
Catch Me - Livro 6 - (não publicado no Brasil)
Fear Nothing - Livro 7 - (não publicado no Brasil)

Este livro é incrivelmente bem escrito, não conhecia o trabalho da Lisa e fiquei completamente encantada, é tensão do início ao fim ilustrada por um texto super inteligente onde aborda um tema difícil: crianças psicóticas.
A autora dá uma verdadeira aula sobre o assunto durante a história, de uma forma muito verdadeira, coerente e aberta mostrando também o outro lado da moeda; como a família de uma pessoa que sofre de algum distúrbio mental e/ou emocional também sofre e tem sua estrutura familiar toda alterada em função dessa pessoa, é uma situação difícil que creio que só quem realmente passa é que tem a verdadeira noção de sua complexidade.

Outra coisa que me cativou foi a estrutura do livro: é composto por três narrativas diferentes (algo que eu nunca tinha lido), duas em primeira pessoa; Danielle a enfermeira que 25 anos depois ainda sofre os traumas de ter sido a única a sobreviver a chacina que seu pai cometeu ao matar toda sua família (menos ela) e se matar; Victoria a mãe de um menino psicótico extremamente agressivo e perigoso; e uma em terceira pessoa; a da Detetive D.D. Warren (que é bem mal-humorada mas é porreta rs) que tenta resolver os assassinatos cometidos por uma figura misteriosa.
Essa parte de suspense prende o leitor de tal forma que eu me vi devorando páginas e mais páginas do livro na velocidade da luz rs. Os momentos finais onde se é revelado quem é o assassino e tudo que gira em torno disso é o clímax do livro, me vi segurando a respiração até tudo acabar.

Para quem curte o gênero de suspense/thriller policial o livro é FAN-TÁS-TI-CO.
Entrou para minha lista de favoritos, amei, amei, amei!!!

3 comentários:

  1. Ai Rafa, eu tb me apaixonei por esse livro... ganhei no dia das mães!!! E já tinha lido antes um livro dela... e simplesmente sou fã da garota!!!
    Tem uma escrita que prende até o fim... e a resolução foi maravilhosa... bem movimentada... é bom como ela nos faz desconfiar de quase todos. XD
    Tb está nos meus favoritos!!!

    ResponderExcluir
  2. MUITO INTERESSANTE! Gosto de quando os autores envolvem esses temas diferentes e esse de crianças psicóticas, com certeza, é um deles.
    Gostei muito da sua resenha. Vou buscar saber mais sobre o livro. :)

    Beijos!
    www.desejoliterario.com

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito ler esse livro. Adoro romances policiais e de suspense e a estória parece ser muito boa. A única coisa que "pega" é isso de ser o quarto de uma série! Acho um total desrespeito da editora (aliás, as editoras brasileiras tem essa "mania") de publicar um livro de uma série fora da ordem.

    De qualquer forma, está na minha listinha de desejados!
    bjos!

    Thaís
    @sweet_lemmon
    http://umaconversasobrelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, deixe seu comentário que irei adorar ler!

Não são permitidos spams ou comentários ofensivos de qualquer tipo, os últimos serão excluídos sem hesitação. Respeito todo mundo gosta, né? :)

No mais ficarei feliz em (assim que possível) responder qualquer dúvida aqui nos comentários.

Bjs,
Rafaela