terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Triste fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto

Essa não é a capa do meu livro, é quase,  mas tá valendo! kkkkkk

Sinopse:
(nem essa é a sinopse do meu livro, mas também tá valendo. rsrs)

A vida de um modesto funcionário público, em três etapas de sua existência: sua entrada no serviço público, sua transformação em proprietário rural e como voluntário na Revolta da Armada. Sátira impiedosa do Brasil oficial.

Minha Opinião:

Triste Fim de Policarpo Quaresma é a obra mais conhecida do escritor Lima Barreto, que é bem realista e até considerada polêmica na época por causa de sua visão politizada, porém de denúncia e crítica feroz ao sistema político brasileiro da época em que ele viveu e que considerava extremamente injusto e arbitrário. Portanto, o livro é uma ficção com ares de denúncia e crítica social, por isso o final triste de Policarpo, (Policarpo este que dizem ser o alter ego, a representação, do autor) anunciado no título, não é inesperado e é bem coerente com a história e seus temas criticados, mas isso não me impediu de ficar triste pelo personagem e de lamentar.

A trama, é, acima de tudo, uma reflexão sobre o Brasil da época, que tinha acabado de virar República, e suas primeiras e confusas repercussões.
É uma obra histórica, um retrato cru, forte e escrito com uma identidade e estilo próprios do autor.
Vale conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário que irei adorar ler!

Não são permitidos spams ou comentários ofensivos de qualquer tipo, os últimos serão excluídos sem hesitação. Respeito todo mundo gosta, né? :)

No mais ficarei feliz em (assim que possível) responder qualquer dúvida aqui nos comentários.

Bjs,
Rafaela