quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Minta que me ama - Maria Duffy




Sinopse:

O inverno é a estação mais aconchegante do ano, mas Jenny Breslin não se sente nada confortável. Tudo na sua vida a total ausência de romance, o emprego chatíssimo no banco foi tocado pela mágica das festas de fim de ano. A simples ideia de passar por mais um Natal com a sua mãe extravagante e Harry, o novo namorado dela, a enche de pavor. Mas isso é na vida real...

No Twitter, as coisas não poderiam estar mais interessantes. Nele, Jenny tem uma carreira em ascensão, uma vida amorosa sensacional e uma agenda superconcorrida. Então, em uma noite de bebedeira, Jenny está tuitando com suas amigas Zahra, Fiona e Kerry. E de repente ela as convida para passar alguns dias em sua casa em Dublin. À medida que a sua vida virtual entra em rota de colisão com a sua verdadeira rotina, Jenny não sabe para onde correr. Tudo parece contribuir para mostrar que a existência das suas companheiras de Twitter é um milhão de vezes mais interessante do que a sua. O fim de semana chega, e segredos são compartilhados. Jenny começa a perceber que, enquanto ela sonhava, as coisas acontecem bem depressa.
Será que é muito tarde para que ela volte a assumir o controle da sua própria e verdadeira vida?


Minha Opinião:

Minta que me ama é o romance de estreia da escritora Maria Duffy e é um chick-lit divertido em que a protagonista Jenny narra em primeira pessoa as confusões em que se mete ao convidar suas amigas do Twitter para conhecê-la pessoalmente e passar uns dias hospedadas na sua casa. Essa aventura tinha tudo para dar certo; Jenny se dá super bem com as amigas virtuais e está muito ansiosa para encontrá-las ao vivo e a cores e seria uma quebra na rotina da vida monótona de Jenny, se não fosse por um "pequenino" detalhe: as mentiras e exageros que Jenny contou. Mas a vida de Jenny é assim tão monótona e tão chata? E as amigas dela estão sendo sinceras? O que será que essa reunião vai trazer para a rotina da Jenny? Será que será mesmo uma boa decisão? Jenny terá todas essas perguntas respondidas mas poderá descobrir que as aparências enganam e que se deve ter cuidado com aquilo que se conta, para quem conta (ou no caso, aumenta e inventa), e com o que se deseja.

O livro tem uma trama interessante - e diferente - e a história se passa entre semanas próximas antes do Natal e os dias que antecedem - o tempo não é muito bem especificado -, então, meio que tem o clima da época, não muito, mas tem um pouco e é interessante ler nessa época de festas de fim de ano, e é muito engraçada; eu ri em vários momentos e achei a narrativa bem leve e e espirituosa. Me agradou também o diferencial de abordar o uso do Twitter através do vício na rede social que a mocinha tem e as conversas da Jenny com as amigas em formas de tuites mostrados em alguns pontos do livro me fizeram lembrar das minhas conversas com as minhas amigas virtuais (excluindo, claro, o fato de não ter mentiras rs) e da época em que eu era viciada e tinha que viver conectada no site todo dia (fase que eu já superei), então nesse ponto eu me identifiquei e acho que quem ler e conversa pelo Twitter e o usa com frequência também vai se identificar.

Eu só não gostei muito da personalidade da protagonista; a Jenny é muito divertida mas também muito imatura e muito volúvel. Muda de ideia de um minuto para o outro e por isso é meio frustrante tentar seguir a linha de raciocínio dela; seus pensamentos são muito confusos e e você pode esquecer facilmente que ela é mulher adulta de trinta anos porque parece que ela é uma adolescente daquelas inseguras e impressionáveis e isso me irritou bastante. A personagem tem bom coração, é generosa e tem várias outras qualidades, mas essa inconstância, num livro narrado por ela mesma, foi o que me fez perder um pouco a paciência e não curtir tanto a história quanto eu achei que curtiria. Porém, no geral é um bom livro e se você levar só para o lado da comédia é uma ótima fonte de entretenimento e risos. Espero que outros livros da autora sejam publicados por essas bandas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário que irei adorar ler!

Não são permitidos spams ou comentários ofensivos de qualquer tipo, os últimos serão excluídos sem hesitação. Respeito todo mundo gosta, né? :)

No mais ficarei feliz em (assim que possível) responder qualquer dúvida aqui nos comentários.

Bjs,
Rafaela