terça-feira, 13 de setembro de 2011

O céu está em todo lugar - Jandy Nelson


Sinopse:

Este é um livro de estreia vibrante, profundamente romântico e imperdível. Lennie Walker, de dezessete anos de idade, gasta seu tempo de forma segura e feliz às sombras de sua irmã mais velha, Bailey. Mas quando Bailey morre abruptamente, Lennie é catapultada para o centro do palco de sua própria vida - e, apesar de sua inexistente história com os meninos, inesperadamente se encontra lutando para equilibrar dois. Toby era o namorado de Bailey, cujos sentimentos de tristeza Lennie também sente. Joe é o garoto novo da cidade, com um sorriso quase mágico. Um garoto a tira da tristeza, o outro se consola com ela. Mas os dois não podem colidir sem que o mundo de Lennie exploda...

Minha Opinião:

Este livro é de uma beleza... de uma delicadeza sem fim.
O céu está em todo lugar é um YA Book (livro voltado para o público jovem adulto) muito maduro e que trata de um assunto muito sério: a morte, ou melhor, como lidar com algo tão devastador quanto a morte de alguém que se ama.
Como tentar recomeçar (ou nesse caso começar realmente) a viver sem a presença de alguém que é tão fundamental na sua vida que você não consegue imaginar sua vida sem ela. Como lidar com essa dor? Como tentar conviver com ela? E, talvez, acima de tudo, como conviver com a eterna (e infundada mas presente) culpa de viver e ser feliz sem a presença daquela pessoa e por ela também não poder, infelizmente, usufruir de felicidade e vida novamente.

Jandy Nelson é muito talentosa e me deixou impressionada com seu texto, que tem a linguagem jovial mas também tão emocionante e de um jeito tão poético, tão bonito.
A história tem várias facetas simultaneamente: é delicada e forte, triste e bonita, melancólica e dá esperança, emocionante e linda.
Fiquei muito tocada com esse livro, quase choro (me segurei bastante) em várias partes, mas lágrimas de emoção, tristeza e alegria, lamento e esperança. É lindíssimo, recomendo.

2 comentários:

  1. Este livro me pegou pela capa, sinopse e resenhas maravilhosas, agora só falta lê-lo para conferir tudo de bom q foi dito dele e não vejo a hora de conseguir o meu..

    ResponderExcluir
  2. Quando vi este livro, foi paixão a primeira vista! A Capa, a sinopse, os personagens, a sua resenha linda, sem falar na delicadeza e poesia com que ela discute um tema tão complexo quanto é a morte.
    Ainda não li, mas estou absolutamente fascinada por ele. Não vejo a hora de ler.

    ResponderExcluir

Olá, deixe seu comentário que irei adorar ler!

Não são permitidos spams ou comentários ofensivos de qualquer tipo, os últimos serão excluídos sem hesitação. Respeito todo mundo gosta, né? :)

No mais ficarei feliz em (assim que possível) responder qualquer dúvida aqui nos comentários.

Bjs,
Rafaela