terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O mapa do tempo - Félix J. Palma



Sinopse:

O sonho das viagens ao futuro foi popularizado no final do século XIX com o progresso científico e a sociedade de massas. O autor de A máquina do tempo, H. G. Wells, é um dos protagonistas dessa obra do espanhol Félix J. Palma, que reuniu personagens como Jack, o Estripador; Júlio Verne; o Homem Elefante; o Homem Invisível; Bram Stoker, o criador de Drácula, e o romancista Henry James, em uma trama que, com maestria, mistura romance e aventura na Londres vitoriana. Diante dessa atmosfera de culto ao progresso, o público britânico, ávido pelas novidades resultantes da industrialização, ansiava por viajar até o futuro. Por isso, com o objetivo de levar os interessados ao ano 2000, foi inaugurada a empresa Viagens Temporais Murray. Claire Haggerty está entre aqueles que têm a oportunidade de viajar no tempo, e para ela o futuro trará uma história de amor. Entretanto, as viagens no tempo não se limitavam a experimentar o amanhã. Andrew Harrington pretendia viajar para o passado, de 1896 para 1888, a fim de salvar sua amada das garras de Jack, o Estripador. O próprio H. G. Wells enfrenta os perigos das viagens no tempo quando um misterioso viajante chega à sua época com a intenção de assassiná-lo e roubar-lhe a autoria de um romance, obrigando-o a uma desesperada fuga através dos séculos. Mas o que acontece quando alteramos o passado? Seria possível reescrever a História? Félix J. Palma tece uma fantasia histórica criativa e vibrante, que homenageia o nascimento da ficção científica e transporta o leitor à era vitoriana, oferecendo uma inesquecível viagem literária pelo tempo.

Minha Opinião:

O Mapa do Tempo é um desses livros inesquecíveis ou que pelo menos marcam bastante, pela sua construção, desenvolvimento, chegando a ter vários ápices, é um livro épico.
A começar pelo enredo que é muito bem amarrado e entremeado com vários fatos históricos, a ponto de você não saber se determinado fato faz parte da ficção criada pelo autor ou se realmente aconteceu.
Outra coisa a se ressaltar é a que eu vejo como a característica principal do romance; a inversão de papéis, onde os protagonistas durante o decorrer do livro, viram coadjuvantes e os coadjuvantes (ou talvez seja melhor dizer "O coadjuvante") se transformam em protagonistas.

O livro é dividido em três partes (primeira, segunda e terceira parte) sendo três histórias que são interligadas (ou seria a mesma história? fica a seu critério) por fatos históricos reais (ou não), por datas, lugares (todos se passam na Londres Vitoriana) e principalmente ligados por alguns personagens que estão presentes em todas, sendo o principal deles, o escritor H.G. Wells (autor do livro "A máquina do tempo"), ao qual personagem não consigo dar uma definição ou melhor, "encaixar" numa categoria, ele é o "personagem coringa" para mim, pois aparece como uma espécie de coadjuvante auxiliando os protagonistas nas duas primeiras partes e vai ganhando tanto destaque durante elas, que ganha sua própria história na terceira parte (ou talvez elas sejam uma preparação para ela).
Nunca me aconteceu isso lendo um livro, foi um fato inusitado não saber fazer essa definição, e creio que pode ter sido intencional por parte do autor.

Adorei O mapa do tempo, um dos melhores livros que li nos últimos tempos. Me emocionou bastante, me fez suspirar, refletir, aprendi muito com o pano de fundo histórico, excelente.
Super indicação.
Bjs

2 comentários:

  1. Ah, eu queroo esse livro p mim... XD Já li algumas resenhas sobre ele e estou morrendo de vontade de ler... parece bem interessante!

    Adorei a resenha!

    bjuss

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros épicos e cheios de histórias, histórias mesmo... Fiqeu tão curiosa por lê-lo, vai entrar na lista dos desejados.
    Valeu!
    cheirinhos
    Ruddy

    ResponderExcluir

Olá, deixe seu comentário que irei adorar ler!

Não são permitidos spams ou comentários ofensivos de qualquer tipo, os últimos serão excluídos sem hesitação. Respeito todo mundo gosta, né? :)

No mais ficarei feliz em (assim que possível) responder qualquer dúvida aqui nos comentários.

Bjs,
Rafaela