segunda-feira, 12 de julho de 2010

Diários do vampiro - O despertar - L.J. Smith




Sinopse:

(Livro que deu origem a série de TV Vampire Diaries)

Em Fell Church, uma cidade pacata em West Virginia, a garota mais popular da escola Robert E. Lee apaixona-se por um vampiro com quatrocentos anos. Com a ajuda das amigas, Meredith e Bonnie, Elena fará tudo para seduzir Stefan. E Stefan fará tudo para proteger Elena… dele mesmo. O adolescente de olhos verdes, rosto clássico escondem um passado sombrio e uma sede que não consegue controlar. Com ele, arrasta a memória de um amor perdido e um irmão que apenas deseja vingança. Em Florença, no Renascimento, Stefan e Damon Salvatore lutaram pelo amor da mesma mulher. Séculos mais tarde, voltarão a fazê-lo. Diários do Vampiro – O Despertar é a introdução a um triângulo amoroso arrepiante: a história de dois irmãos vampiros que se odeiam e de uma garota que se vê dividida entre os dois.


Minha Opinião:

Eu tinha uma boa expectativa quando começei a ler esse livro. De tanto que já tinha ouvido falar na série de TV (que ainda preciso assistir =/) e nos livros dos irmãos Salvatore, estava muito curiosa para ler (para dizer o mínimo).
No geral achei um livro legal, ele tem um clima bem sombrio e tenso, e gosto muito de livros assim, me prendem bastante.

A única coisa que não gostei foi da protagonista a Elena, nossa ela é muito mimada, acha que o mundo tem que girar em volta dela e só dá importância ao que ela quer. Acho que grande parte da fascinação dela pelo Stefan se dá ao fato de que ele é o único que faz de tudo para ignorá-la e não cai imediatamente de amores por ela. Ele foi o único que disse não e isso faz com que ela fique apaixonada por ele e queira fazer de tudo para conquistá-lo. (sinceramente acho que o Stefan merecia coisa melhor =p).

Eu acredito no poder do amor, mas acho que nesse caso é meio forçado achar que ela pode se tornar uma pessoa melhor só por causa do seu sentimento por ele, não acho um argumento válido, ela deveria querer mudar por conta própria, por ela, pelos outros, e não só por quê ama ele.
Porque nesse caso a mudança parece meio radical demais e acho que ninguém muda tão rápido assim, em tão pouco tempo. Mas como é livro a gente dá um desconto.
Vamos ver como as coisas se desenrolam nos próximos.

Nesse livro o Damon é nitidamente o vilão, apesar de aparecer realmente mais pro final, mas é responsável por grande parte do que acontece de ruim na história, ele fica a maior parte do tempo agindo pelas sombras antes de aparecer de forma magistral e ser diretamente responsável pelo gancho ótimo do final, que deixa o leitor louco para saber o que acontece no próximo. (o que aconteceu comigo =/).
Bem, para facilitar, abaixo coloquei a ordem de todos os livros. (que obviamente são sonhos de consumo meus também).

A série é formada ao todo pelos seguintes livros:

Diários do Vampiro: O Despertar (já lançado no Brasil)
Diários do Vampiro: O Confronto (já lançado no Brasil)
Diários do Vampiro: A Fúria (já lançado no Brasil)
Diários do Vampiro: Reunião Sombria (lançamento em: 25/07, em São Paulo)

(Nova trilogia O Retorno)

Diários do Vampiro: O Retorno: Anoitecer (ainda não lançado no Brasil)
Diários do Vampiro: O Retorno: Almas Sombrias (ainda não lançado no Brasil)
Diários do Vampiro: O Retorno: Meia-noite (lançamento previsto para dezembro ou em 2011 nos EUA)


Curiosidade para fãs fervorosos:

Existem contos também referentes à série e todos foram escritos por L.J. Smith.

Matt & Elena: First Date

Se passa antes da série.

Bonnie & Damon: After Hours

Se passa durante a série. É recomendado ter lido os quatro livros antes.

Blood Will Tell

Uma versão alternativa do quarto livro. Deve ter lido até Dark Reunion.

The Trees

Se passa depois de Dark Reunion. Deve ter lido os quatro livros antes. É um aperitivo para Nightfall.


(Fonte: Wikipédia)
#wikipédiatbmécultura xD rsrs


Agora minha próxima obsessão é ter e ler os outros livros da série e ver a série de TV (já que dizem que tem algumas diferenças com os livros. *curiosidade mil*).
(Se alguém quiser me dar os outros livros eu aceito feliz da vida. =P ^^)
O Despertar é uma leitura bem intensa, recomendo.
Bjs

5 comentários:

  1. Eu gostei mto dessa série, ela é bem estilo jovem, mas não deixa de atrair bastante adulto tbm. Li o primeiro e tenho o terceiro, to procurando alguém que tenha o segundo, kkk!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Rafaela,
    Li todos os lançados no Brasil em um fim de semana.
    Dê uma chance à Elena, ela muda, vai por mim rsrs
    Muita coisa muda, aliás.
    Se puder leia mesmo os demais, mas a série é muito diferente. Mudaram muita coisa, até a Elena fica morena...
    Parabéns pelo blog, gosto muito de blogs literários.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei mto do livro (qdo vc assistir a série q é TDB vai entender o porquê), mas dizem q os outros livros são melhores. Só li este primeiro, quero ler o restante...
    Damon é minha paixãooo! Não importa o quão ruim ele seja! Pena q neste primeiro livro ele mal apareça.
    A série não segue mto o livro, não... Elena é bem mais legal, rs. Mas eu sou apaixonada. Principalmente nos últimos episódios que são cheios de ação, suspense, emoção e romance...ufaaa! Estou louca pela próxima temporada!rs
    Bjo.

    ResponderExcluir
  4. Eu morro de vontade de ler essa série, mas quando eu pesno que é mais uma série de vampiros me dáuma dasanimada, mas quem sabe? :)
    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  5. Eu concordo com vc, no livro Elena é muito mimada. kkk
    Agora o Damon, é mau na dose certa. TDBão... rouba todas as cenas.
    Bjs

    ResponderExcluir

Olá, deixe seu comentário que irei adorar ler!

Não são permitidos spams ou comentários ofensivos de qualquer tipo, os últimos serão excluídos sem hesitação. Respeito todo mundo gosta, né? :)

No mais ficarei feliz em (assim que possível) responder qualquer dúvida aqui nos comentários.

Bjs,
Rafaela