domingo, 24 de janeiro de 2010

Todas as estrelas do céu - Enderson Rafael




Sinopse:


Podem dois irmãos adotivos se apaixonarem um pelo outro?

Caroline e Leandro são dois adolescentes de uma bem resolvida família de classe média, ele adotado, ela filha biológica do casal Marco e Lúcia. Diante dos conflitos da adolescência, do colégio, do vestibular, ambos se vêem diante de mais um dilema: um amor impossível e todas as consequências da busca pela felicidade ao lado da pessoa amada. O desafio dos dois em entenderem o que passa consigo mesmo, em enfrentar os pais, a sociedade e sua própia consciência é exposta neste romance honesto, ágil e de final surpreendente.

"Todas as estrelas do céu". Uma obra polêmica e doce ao mesmo tempo, com um tema inusitado, falado de igual para igual com os jovens ou mesmo para quem já passou da adolescência.


Minha opinião:

Todas as estrelas do céu é muito mais do que um simples romance contemporâneo. É uma linda história de um amor dito "proibido" por alguns, usando como pano de fundo paisagens belíssimas do Brasil, o universo adolescente e seu contraste dependendo do local onde vive e uma reflexão sobre o que é dito "certo" e o que é considerado "errado".

Como citei num post anterior, ganhei este livro numa promoção feita pelo twitter do livro @todasasestrelas na noite de natal e foi um baita presente! O Enderson Rafael se mostrou extremamente gentil e virou um amigo. ^^
Na verdade o livro ainda não foi publicado porque o Enderson, depois de muitos anos de tentativas, infelizmente ainda não conseguiu uma editora que invista na trama, é de conhecimento geral que o mercado para escritores nacionais aqui no Brasil é pequeno e bem fechado, infelizmente é uma pena que as coisas ainda sejam assim, mas com o advento da internet e sua popularização à cada dia que passa, podemos ver que a situação está mudando e já consigo ver luz no fim do túnel.

O livro carinhosamente apelidado de "Todas" pode ser resumido em duas palavras: Doce e Surpreendente.
Ele despertou em mim uma variedade de sentimentos, me fez suspirar, me deixou revoltada, despertou em mim empatia com os personagens - afinal de contas não faz tanto tempo assim que deixei de ser adolescente e me lembro muito bem como é viver essa época de conflitos na vida, em que não se é nem adulto, nem criança, em que portas estão começando a ser abrir e algumas ainda são fechadas na nossa cara, - me fez dar risadas, torcer pelo amor dos protagonistas e acima de tudo me emocionou.

Ri e chorei com o "Todas".

Os personagens são cativantes, destaque para os nossos mocinhos Leandro e Caroline e seus amigos, principalmente o Luiz que como já disse pro próprio Enderson, é uma figura.
A estória é muito bem escrita e desenvolvida, cheguei a "ouvir" na minha cabeça os sotaques e maneirismos, pude realmente me envolver ao ponto de entrar na história, quando isso acontece comigo, posso afirmar que o livro foi aprovado pela minha mente de leitora compulsiva e eclética.
Isso sem falar nas partes em que são citadas informações sobre astronomia, que é uma das paixões, encantamentos e fascinações que possuo na minha vida.

Leandro é um personagem forte, um mocinho digno do romance em que faz parte parte. Corajoso, romântico e muito carismático, sua timidez não impede que ele mostre a quê veio, nem o quão apaixonado ele pode ser.

Carol é uma mocinha destemida que mesmo sendo a mais digamos "ousada" e madura da relação, quer abarcar o mundo com as mãos e viver intensamente, - talvez por ser poetisa -
talvez seja por isso é que em alguns momentos ela pise na bola e fraqueje com o namoro com o Leandro, mas seu amor sempre supera esses aspectos.

Eu poderia ficar aqui por muito tempo descrevendo excelentes características sobre essa obra e seus personagens, mas acho que não faria justiça, nem sou tão criativa assim rs.
Então para encerrar vou postar um trecho de um poema que com certeza a Carol leu e que acho que combina muito com o livro. E inclusive já publiquei aqui.


Soneto da Fidelidade:

(...) E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor ( que tive ) :
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.


Vinícius de Moraes

6 comentários:

  1. Só três palavras: Amei. Quero ler!!!!

    Sua resenha, como sempre, competente e adorável. Criatividade é o que não te falta... Parabéns aos "Rafas" aí!

    Bjão!

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha e o resumo do livro! E, realmente, é uma pena que tenhamos autores tão talentosos por aí que não têm uma chance de mostrar seu valor. Talvez, e isso é uma percepção minha, se os empresários investissem mais nesse filão, haveria um maior crescimento no número de leitores no país.

    De qualquer forma, deve ser um prazer ler esse livro!

    Bjs
    Érika
    http://www.oquartoelemento.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que lindo post Rafaela! Parabéns, e para quem estava com "escassez" nas palavras ontem (malandrinha) você se saiu muitíssimo bem!!! rsrsrs

    Adorei as descrições dos protagonistas e concordo plenamente contigo!

    Tomara que o Enderson consiga publicar o livro! Com certeza, seria um sucesso!

    Beijossss
    Lili

    ResponderExcluir
  4. Olá querida,ótima resenha ,vamos torcer para que o Enderson publique em breve,bjos

    ResponderExcluir
  5. Querida Rafa, li no dia em que saiu a sua resenha, mas só agora pude comentar! Ficou linda, e só posso te agradecer muito pelo apoio! Eu me lembro muito bem do Natal, de você ter ficado bem feliz de ganhar o livro, dando pulos pela casa, como vc disse. Eu é que ganhei muitos amigos, vc entre eles! Sem vcs, o livro não teria chegado onde já chegou, e onde, esperamos em breve, vá chegar. Um enorme beijo pra vc, que o seu canto de meninas aceite um menino a visitá-lo toda semana:-) Enderson Rafael

    ResponderExcluir
  6. Li o livro em apenas um dia, passei o dia inteiro lenda, realmente me prendeu a história. É o melhor livro que já li, ri, chorei e sofri junto com os personagens. Parabéns *-*

    ResponderExcluir

Olá, deixe seu comentário que irei adorar ler!

Não são permitidos spams ou comentários ofensivos de qualquer tipo, os últimos serão excluídos sem hesitação. Respeito todo mundo gosta, né? :)

No mais ficarei feliz em (assim que possível) responder qualquer dúvida aqui nos comentários.

Bjs,
Rafaela