terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Questiovista com Sanna Lavínia

Como disse a vocês no primeiro post do ano, estava querendo incrementar o blog com mais conteúdo e posts mais diversificados, daí por acaso surgiu a idéia de criar uma categoria de entrevistas, mas eu não queria que fosse só entrevistas, queria um diferencial, então apareceu na minha mente a Questiovista. (Ih nome estranho! Mas o que é uma Questiovista?)

Na verdade é bem simples, a questiovista é uma mistura de questionário com entrevista. Ela é uma mistura dos dois formatos que acaba virando algo com seu próprio formato. Existem perguntas padrão e outras que são personalizadas.
Meu desejo é fazer as questiovistas com autores brasileiros e talvez no futuro com algum estrangeiro, quem sabe?
Para começar super bem a primeira questiovista, tenho a honra de trazer para vocês uma querida escritora jovem e talentosa que é uma super querida, que lançou seu primeiro livro, Lua de verão, com vocês a questiovista de Sanna Lavínia!




Dados pessoais básicos:


Nome: Sanna Lavínia Lemos dos Santos

Idade: 13 (estou quase. Dia 21/1 está perto hehe)

Que dia é e que horas são quando está respondendo estas perguntas? 17/01/2010 às 09:51 a.m


Possue blog(s) e/ou site(s)? Quais?

Sim, dois blogs. O http://tortademenina.blogspot.com/ e o http://daestanteaojardim.blogspot.com/


Outros endereços na net?


Twitter: @so_vinha é o que você pode mais me ver...


Livros escritos:
Lua de Verão (por enquanto só)


Quem escreve geralmente lê bastante, então quais são seus escritores favoritos?

Adoro Meg Cabot, Garth Nix também é bom, Stephanie Meyer estou gostando, a genial J. K. Rowling e Thalita Rebouças também é muito fofa e legal!


O que está lendo no momento?
Estou com Kara e Kamam da escritora brasileira Nazarethe Fonseca.


Recomende outros escritores nacionais:


A Leila Rego sem dúvidas é um exemplo de boa escritora brasileira de Chick-Lits, tem a minha BFF Ana Paul que é escreve maravilhosamente bem, Thalita Rebouças que escreve de um jeito simples e juvenil, e também recomendo Marco Aurélio Paz que escreveu o Lohan e os Mistérios da Magia que eu li os primeiros capítulos e me deixaram curiosa!


Dicas para quem quer escrever um livro:

Acho que o mais importante é se preocupar em escrever o que você gosta e o que você realmente pensa. O mercado brasileiro para os jovens autores é super difícil, mas nunca, nunquinha, devemos desistir dos nossos sonhos. Sempre persistir, porque um dia a gente chega lá. Nem mesmo que você tenha que enfrentar barreiras. Desistir não deve nunca aparecer no nosso vocabulário, nem no de ninguém.

Outra coisa que acho, é que escrever é uma terapia. Escrever é como a minha vida. Eu nasci para escrever e não me vejo fazendo outra coisa, então se você tem inspirações que vêm do nada, assim como eu tive num livro que estou escrevendo agora, e você acha, e quer que aquilo transforme as cabeças dos leitores, vá em frente e comece a escrever porque este é o seu caminho.


Sobre "Lua de verão":




* Conte um pouco como surgiu a idéia da estória.


Na verdade o Lua de Verão era um conto que eu publicava num blog, mas daí foi surgindo idéias novas, e eu criei o livro só para "testar" se eu conseguia chegar num fim de um livro. Foi uma época que eu estava muito "mágica" e fui escrevendo porque vinha inspirações. Agora eu estou escrevendo um livro antigo que já tentei reescrever umas duas vezes, mas dessa vez vai. Aguardem!


* Quando surgiu a idéia você já sabia que ia ser um livro?

Eu sempre fui apaixonada por escrever. Desde criancinha adorava as aulas de redação. E as professoras elogiavam meus textinhos. Foi daí que quando tive meu primeiro computador, eu comecei com historinhas infantis. E não parei mais. Daí veio a vontade de ser escritora e publicar um livro.


* Qual foi a reação da sua família, quando você disse que ia escrever um livro?

Minha família sempre me apoiou. Às vezes eles não entendem que minhas idéias e inspirações vêem do nada e não me deixam ligar o computador para escrever na madrugada, mas quando contei do Lua de Verão e que ia publicar no Clube de Autores, eles vibraram comigo. É como se eu fosse a "menina prodígio" de toda a família, porque entre a família da minha mãe e do meu pai não existe quem tenha um "dom" e um potencial de fazer coisas, digamos, diferentes do normal.


* Por que "Lua de verão"?

Sabe que nem eu sei? Foi porque eu não conseguia encontrar um título para esse conto/livro. Ele foi até chamado de Magic Village, mas veio uma parte do livro que as coisas aconteciam "sob" o luar de verão, então eu deixei esse nome.


* Qual a história da capa? Por que um unicórnio?

É porque o unicórnio é o animal símbolo dos Cross (a família da personagem principal), e nem fui eu quem fez essa capa linda, foi minha amiga, a Ana Paul. E eu gostei porque eu mesma gosto deles. Dos unicórnios, quero dizer.


Sobre música:



* Lua de verão tem trilha sonora? Qual?

Ah claro! Pensei que ninguém ia me perguntar isso! Haha

Na trilha sonora tem uma música para cada momento. Tem músicas da banda "3 Doors Dawn", "Linkin Park", "Green Day", "Paramore" e umas duas músicas da trilha sonora de "Chrono Cross".


* Você escreve ouvindo música? Se SIM, o que você ouve?

Claro! Agora, que estou escrevendo um livro novo, estou ouvindo bastante música francesa dos CDs da minha mãe, e escuto músicas clássicas como Debussy, Beethoven e outros desse tipo. Ah e tem umas músicas do Robert Pattison que caem maravilhosamente bem na trilha do novo livro.


* Você acha que as músicas que você está ouvindo no momento, influenciam de alguma maneira na estória?

Sim. Sempre procuro escutar músicas que me inspiram em deixar a personagem mais emocionada, feliz ou arrogante. Por exemplo: quando escrevo alguma parte do livro onde a personagem está triste, magoada e passando por um momento difícil, escuto músicas que ME deixem assim. É como se eu tivesse que estar na pele da personagem para poder descrevê-la fielmente.


* O que toca no seu MP3/4/5?

O meu ainda é MP3. Tem de tudo! É tanta coisa que acho que não dá para falar. Mas tem meus rocks lights, algumas músicas mais pops e dançantes. Mas ultimamente estou ouvindo bandas novas. “The Rocket Summer”, “All Time Low” e continuo com a maravilhosa voz da Hayley Williams do “Paramore” nos meus ouvidos sempre.


Sobre o futuro:



*Já tem planos para algum outro livro?

Sempre tenho ideias rondando minha cabeça. Tenho mais umas três ideias para livros novos. Sem contar várias outras que eu não deixo tomarem conta da minha cabeça, se não, eu me embolo toda nas ideias! haha


* Lua de verão vai ter continuação?

Ahn, não. Já pensei em fazer uma continuação dele, mas não acho que seja um dos meus melhores livros para ter uma continuação.


*Outro projetos futuros na net ou fora dela?

Na Internet não tenho projetos. Eu acho. Mas uma coisa que eu quero muito, e desejo conseguir a todo custo, é publicar o livro que eu estou escrevendo numa editora “de verdade”. Porque o livro será mais reconhecido e terei mais incentivo se ver a reação de meus leitores. Acho que este é um projeto que envolve tanto a Internet quando o mundo fora dela. Porque a net é um meio de contato muito avançado, e podemos contar com ela para quase tudo.


* Qual seu grande sonho para o futuro?

Ultimamente estou louca, maravilhada pela França, e estou muito a fim de conhecer Paris. Talvez seja por cousa do livro novo. Mas eu sempre gostei muito da França. Sempre quando tem copa do mundo e o Brasil joga contra a França, eu digo “dessa vez o Brasil não ganha da França” e, sem brincadeira, a França ganha do Brasil! Já foram duas vezes! Uma quando pequena, uns três anos, não sei, e dessa última vez.

Mas meu grande sonho para o futuro mesmo, é poder ser reconhecida como escritora, e saber o que os leitores pensam sobre meu livros e meu modo de escrever. Quero fazer faculdade de jornalismo para estar sempre com esse laço da escrita ativo. Mas eu já me considero escritora, e nada nem ninguém vai me fazer pensar ao contrário. Porque sou brasileira E aquariana. Sou teimosa e persistente, e mesmo que eu tenha de “quebrar a cara” para ver a verdade, eu nunca vou sossegar até realizar meus sonhos. Porque quem sonha, consegue o que quer. E quer saber? Não venha me falar que eu sonho alto de mais, e que a queda pode ser pior. Sonhos são partes da nossa vida, e tenho absoluta certeza de que este meu sonho irá se realizar.



Vinha querida, muito obrigada por responder as perguntas, por mandar a foto e por ser tão gentil e querida comigo!
Obrigada por fazer parte desse novo projeto!
Super bjs!
E obrigada a vocês por lerem e prestigiarem!
Bjs

6 comentários:

  1. Rafaela!
    Adorei.
    Obrigada você, é uma honra ser a primeira a começar seu projeto! Boa sorte por aqui ;D

    Beijos
    Vinha.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Rafa, parabéns Vinha! Ficou ótima a entrevista! E é impressionante como as mulheres realmente amadurecem mais cedo que os homens! hehehe beijos às duas!

    ResponderExcluir
  3. Aii que fofa, até me emocionei viu? (que prima boba rsrs), meu Deus estou impressionada, porque vc não costuma falar tanto pessoalmente, mas quando escreve, deixa qualquer um de queixo caido, é incrível como vc cresceu rápido, quer dizer, amadureceu, parece uma escritora consagrada acostumada a dar entrevistas.

    Amei, muito bom *-*

    Ótimas perguntas Rafaela \o/

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Que formato legal!!!

    E que entrevista fofa!! Adorei!!!

    Sucesso pra Vinha, essa menina vai longe!

    ResponderExcluir
  5. Adorei Rafa!! Tão legal saber mais da Vinha!!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o novo quadro Rafaela!
    Parabéns pela entrevista e a Vinha arrasou!

    Muito sucesso para ela!

    Beijossss
    Lili

    ResponderExcluir

Olá, deixe seu comentário que irei adorar ler!

Não são permitidos spams ou comentários ofensivos de qualquer tipo, os últimos serão excluídos sem hesitação. Respeito todo mundo gosta, né? :)

No mais ficarei feliz em (assim que possível) responder qualquer dúvida aqui nos comentários.

Bjs,
Rafaela