sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Senhora - José de Alencar




Sinopse:

O dinheiro é capaz de acabar com uma paixão?
Esse é o tema da história de encontros e desencontros entre Aurélia e Fernando.
Romance de costumes que reflete a decadência de valores do Segundo Império, Senhora representa o ponto mais alto da ficção urbana de José de Alencar.



Minha Opinião:

Simplesmente AMO este livro!
É o meu livro preferido, meu amor maior.
É simplesmente maravilhoso!
Aborda toda a questão do casamento por conveniência, que era uma prática muito comum e totalmente aceitável na sociedade da época.

Aurélia Camargo é uma protagonista de caráter muito forte e até transgressora de muitas convenções e tabus deste período na história do Brasil.
Amo o jeito que José de Alencar, criava obras que exploram muito do lado psicológico e emotivo dos personagens, principalmente os livros dele que se passam no cenário urbano, sempre abordando temas delicados de sua época.

Fernando Seixas é um mocinho que não é de maneira nenhuma, um exemplo de virtude, pelo contrário, têm muitos defeitos e pisa feio na bola com a Aurélia na maior parte do livro. A Aurélia também tem sua parcela de culpa no seu drama pessoal, com seu temperamento singular.
Aliás acho que é isso que me faz gostar tanto das obras de J.d.A., ele criou personagens verossímeis, que se espelham com a realidade, que cometem falhas, metem os pés pelas mãos, até acertarem e aprenderem com os erros do passado a não repetí-los mais.

O livro nos mostra como um amor pode no fim superar a sede de vingança, a cobiça, a traição e poder ilusório do dinheiro.
Na minha opinião este é o melhor livro dele!


P.S. Já postei aqui no blog alguns trechos, que em minha opinião, unidos, formam a melhor parte do livro, pois é o ápice da estória, como o trecho é grande, dividi em três partes, se quiser lê-los clique nos links abaixo:

Trechão parte 1

Trechão parte 2

Trechão parte 3

Atualização: Você pode ler outras resenhas minhas sobre outros livros de José de Alencar, clicando aqui.

2 comentários:

  1. Olá!
    Uhm... Estou para ler esse faz tempo, mas...
    Adorei seu cantinho, viu?
    Estou te seguindo!
    Beijos*

    ResponderExcluir
  2. Oieeeeeee....acredita que sempre quis ler e nunca consegui? estive com o link dele nas mãos no Submarino...e estava por 10!!! Mas acabei optando por outros, droga! Depois me arrependi... :(

    beijinhos

    ResponderExcluir

Olá, deixe seu comentário que irei adorar ler!

Não são permitidos spams ou comentários ofensivos de qualquer tipo, os últimos serão excluídos sem hesitação. Respeito todo mundo gosta, né? :)

No mais ficarei feliz em (assim que possível) responder qualquer dúvida aqui nos comentários.

Bjs,
Rafaela