sexta-feira, 12 de junho de 2015

Uma Curva no Tempo - Dani Atkins




Sinopse:

A noite do acidente mudou tudo... Agora, cinco anos depois, a vida de Rachel está desmoronando. Ela mora sozinha em Londres, num apartamento minúsculo, tem um emprego sem nenhuma perspectiva e vive culpada pela morte de seu melhor amigo. Ela daria tudo para voltar no tempo. Mas a vida não funciona assim... Ou funciona?

A noite do acidente foi uma grande sorte... Agora, cinco anos depois, a vida de Rachel é perfeita. Ela tem um noivo maravilhoso, pai e amigos adoráveis e a carreira com que sempre sonhou. Mas por que será que ela não consegue afastar as lembranças de uma vida muito diferente?


Minha Opinião:

Uma Curva no Tempo é o primeiro livro da autora Dani Atkins e, narrado em primeira pessoa pela Rachel, a protagonista, conta a jornada da personagem em busca de respostas para as perguntas vitais que se acumulam ao ela descobrir que tudo o que pensava que era real pode não ser verdade. E, além disso, essa procura pela verdade pode se mostrar algo muito mais complexo e assustador do que ela ou qualquer um poderia jamais pensar.

Acho que não tem uma palavra melhor para descrever esse livro do que: surpreendente.
Eu me peguei devorando-o porque a leitura é bem dinâmica e tem um ritmo rápido que não tem momentos de tédio ou narrativa estacionada, digamos assim, e fiquei o tempo todo querendo saber o que iria acontecer e a cada página mais questões apareciam para me deixar no suspense, confusa e ansiosa para que elas fossem esclarecidas. Os desdobramentos da trama a medida que se desenrolavam me deixavam cada vez mais intrigada e o final, a revelação do que realmente houve com a Rachel me deixou, tipo:"WTF?!"
Talvez a palavra chocante seja um pouco pesada pois, no final das contas, não foi totalmente inesperado, mas que eu fiquei surpresa e sem saber direito o que pensar ou a que conclusão chegar de forma geral sobre o livro como um todo, eu fiquei. Tive que passar algumas horas matutando sobre o assunto para chegar a um tipo de consenso comigo mesma e para que o estupor do espanto e da confusão passasse. E isso por si só já traz um grande mérito ao livro, a meu ver. Significa que a escritora realmente me pegou de guarda baixa e provocou em mim conflitos suficientes para que eu ficasse nesse estado e se a história não tivesse me tocado de alguma maneira isso não aconteceria.

Também é um livro cheio de mudanças de tempo/espaço e flashbacks e isso torna a narrativa um pouco complicada se você não prestar a atenção e também triste e um tanto quanto soturna, no sentido de melancólica mesmo, por isso é bom ter em mente isso antes de iniciar a leitura para que se você não gostar desse tipo de drama você não ter surpresas desagradáveis. Eu mesma confesso que ele não foi o que eu esperava (esperava uma história de amor que superasse o tempo e tudo, e se você olhar por um certo ângulo até que foi, mas eu tinha a expectativa de uma trama mais feliz e não esse clima sombrio e ela perdeu pontos comigo por isso e pela parte final) mas ainda assim achei muito bem escrito, me cativou durante a leitura e achei as reviravoltas geniais. E só por isso eu já acho que vale a leitura. Livro bom, não uma excelente história nem um plot excepcional, mas um bom livro e bastante emocionante e impactante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário que irei adorar ler!

Não são permitidos spams ou comentários ofensivos de qualquer tipo, os últimos serão excluídos sem hesitação. Respeito todo mundo gosta, né? :)

No mais ficarei feliz em (assim que possível) responder qualquer dúvida aqui nos comentários.

Bjs,
Rafaela